Chuva intensa avança pelo Rio Grande do Sul e já provoca altos volumes no interior

A chuva voltou com força ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (7) e já provoca altos volumes em cidades do interior. A instabilidade foi causada pela entrada de um centro de baixa pressão atmosférica vindo do Nordeste da Argentina, que se desloca sobre o estado, favorecendo a formação de nuvens carregadas.

O avanço da chuva confirma as previsões da MetSul Meteorologia, que alertava para a mudança no tempo. As precipitações começaram ainda no fim do domingo (6) na Fronteira Oeste e se intensificaram entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira.

Acumulados passam de 60 mm em cidades do Oeste gaúcho

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores acumulados até o fim da manhã desta segunda foram registrados em Quaraí (56 mm), Santana do Livramento (28 mm), Alegrete (23 mm), São Vicente do Sul (11 mm), Dom Pedrito (8 mm), Bagé (7 mm) e São Gabriel e São Luiz Gonzaga (5 mm).

Estações meteorológicas particulares indicaram ainda volumes de 60 mm em Uruguaiana, 57 mm em Barra do Quaraí, 33 mm em Itaqui e Alegrete, 27 mm em Maçambará e São Francisco de Assis, além de 25 mm em Santiago.

Chuva deve avançar para outras regiões do RS nas próximas horas

A previsão indica que a chuva seguirá nesta segunda-feira em áreas do Oeste, Centro e Sul do estado, avançando também para regiões ainda sem precipitação significativa, como a Serra Gaúcha e a Grande Porto Alegre.

Na terça-feira (8), a instabilidade se espalha e atinge a maior parte do Rio Grande do Sul, com destaque para volumes mais expressivos na Metade Leste, incluindo Grande Porto Alegre, Sul e litoral. Apenas o extremo Oeste deve ter tempo firme.

Na quarta-feira (9), o tempo começa a melhorar em parte do estado, mas ainda haverá chuva nas Metades Sul e Leste, com aberturas de sol entre períodos nublados. Já nas regiões Oeste e Noroeste, o tempo firme predomina.

Acumulados podem ultrapassar 100 mm em áreas isoladas

Modelos meteorológicos, como o WRF com base nos dados do GFS (EUA) e ECMWF (Europa), indicam acumulados acima de 50 mm em grande parte do RS até a noite de quarta-feira. Algumas áreas, especialmente próximas ao Litoral Sul, podem ultrapassar os 100 mm de precipitação.

Na quinta-feira (10), a baixa pressão ainda deve manter a instabilidade no Sul e Leste do estado. Já na sexta (11), a expectativa é de tempo firme na maior parte do território gaúcho, com chuva mais restrita ao litoral.


Fonte : MetSul

The post Chuva intensa avança pelo Rio Grande do Sul e já provoca altos volumes no interior appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.