Siga @radiopiranhas
Mais de 71 mil eleitores paraibanos que não votaram nem justificaram a ausência nos últimos três pleitos correm o risco de ter o título cancelado, caso não regularizem a situação junto à Justiça Eleitoral até o dia 19 de maio. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram consultados nesta segunda-feira (7) pela redação do Política&etc.
Ao todo, a Paraíba possui 3.221.729 eleitores. Desse total, 71.029 (2,2%) estão na lista de faltosos e sujeitos ao cancelamento. Até agora, nenhum título foi cancelado, mas apenas 628 foram regularizados (0,88%). A maioria ainda não tomou nenhuma providência.
Em todo o país, mais de 5 milhões de eleitores estão nessa situação. Desde o início da campanha de regularização, no dia 7 de março, apenas 52,6 mil pessoas procuraram a Justiça Eleitoral para resolver as pendências.
Segundo o TSE, o cancelamento atinge eleitores obrigatórios — ou seja, maiores de 18 anos e menores de 70 — que não votaram, não justificaram e não pagaram a multa nas últimas três eleições consecutivas. Cada turno conta como uma eleição.
Jovens entre 25 e 29 anos formam o grupo com maior número de títulos irregulares. A maioria dos faltosos é homem (58%) e 30% não completaram o ensino fundamental.
Quem não está sujeito ao cancelamento:
- Pessoas com voto facultativo: menores de 18 anos, maiores de 70 e não alfabetizados.
- Quem votou ou justificou pelo menos uma das ausências nos últimos três pleitos.
Como saber se seu título está irregular:
A consulta é gratuita e pode ser feita no site do TSE (www.tse.jus.br) ou nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais. Também é possível regularizar a situação presencialmente no cartório eleitoral mais próximo.
A multa pode ser paga por boleto, Pix, cartão ou via e-Título. Se não puder pagar, o eleitor pode pedir isenção ao juiz eleitoral.
@politicaetc
source