Vc viu? Voçorocas voltam a ‘engolir’ casas, motociclista ‘voa’ e escapa ileso de acidente e outras notícias da semana no g1 MA


Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana do dia 9 a 15 de fevereiro.
Domingo (9)
Projeto alfabetiza pacientes que abandonaram estudos devido ao tratamento de hemodiálise
Um projeto ajuda pacientes em hemodiálise concluem estudos após alfabetização dentro do hospital em São Luís. Em vez da cadeira da sessão, desta vez, eles ocuparam o trono da formatura.
Entre sorrisos e lágrimas, formandos e familiares comemoraram uma conquista que, para alguns, parecia inalcançável. Não por falta de vontade, mas pelo desafio diário do tratamento. A rotina das sessões de hemodiálise causa desgaste físico e cansaço, o que torna o estudo ainda mais difícil.
O policial militar Jefferson Castelo Branco Diniz, de 36 anos, que foi baleado em uma borracharia na Avenida Daniel de La Touche, em São Luís, recebeu alta no domingo (9). Ele estava em estado grave, mas sem risco iminente de morte,
após ser baleado na última segunda-feira (3) em uma borracharia na Avenida Daniel de La Touche, em São Luís. Ele passou por uma cirurgia de emergência no Hospital Socorrão I após sofrer lesões no fígado e na vesícula biliar, que precisou ser retirada. A polícia investiga o caso.
Segunda-feira (10)
Droga encontrada pela Polícia Federal com passageira, no aeroporto de São Luís
Divulgação/Polícia Federal
Policiais federais encontraram 38 kg de maconha dentro da bagagem de uma passageira no Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís. A droga estava prensada e foi encontrada durante uma fiscalização de rotina após o desembarque de um voo proveniente de Guarulhos/SP.
A suspeita é que a droga tenha origem do Paraguai. Após a descoberta da droga, a maconha foi apreendida e a mulher, que não teve o nome informado, foi levada encaminhada à Central de Custódia para responder pelo caso.
Polícia apreende 75 kg de cartilagens de barbatanas de tubarão em São Luís
Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) apreendeu 75 kg de cartilagens de barbatanas de tubarão e 16 kg de bexigas natatórias de peixes em um imóvel no bairro Jardim Turu, em São Luís. Investigações apontam que as barbatanas estavam sendo enviadas para a China e outros países asiáticos.
Em média, o valor pago pelos produtos varia entre US$ 200 a 500 dólares por kg. Duas pessoas foram identificadas por envolvimento com o caso, mas ninguém foi preso.
Terça-feira (11)
Motociclista escapa ileso após colidir com carro em Timon
Um motociclista saiu ileso de um acidente ocorrido na Avenida Tiúba, em Timon, a cerca de 429 km de São Luís. Imagens mostram (veja acima) o momento em que ele colide violentamente contra um carro e cai de pé após ser arremessado sobre o veículo.
Sem tempo para frear, o motociclista bateu com força no automóvel e foi lançado sobre ele, caindo em pé na pista. Com o impacto, alguns botijões de gás se despenderam do suporte na moto e caíram na pista. O motociclista não sofreu ferimentos e seguiu viagem logo depois.
Homem puxa arma contra motoqueiro durante discussão no trânsito, em São Luís
Reprodução/TV Mirante
Um homem foi flagrado puxando uma arma e agredindo um motoqueiro durante uma discussão de trânsito em São Luís. Segundo testemunhas, o caso aconteceu na Avenida Perimetral Norte, no bairro Bequimão, mas ainda não se sabe o que teria motivado a discussão.
Várias pessoas passaram a gravar a briga e registraram o momento em que o homem, que estava em uma caminhonete, passa a agredir verbalmente o motoqueiro.
Quarta-feira (12)
Tarcísio Felipe era suspeito de ter participado do assassinato da enfermeira Bruna Kelly, em São Luís
Polícia Civil/Arquivo pessoal
Tarcísio Felipe Costa Abreu, de 24 anos, principal suspeito de ter matado a enfermeira jovem Bruna Kelly Silva Moreira, que foi sequestrada e assassinada, em São Luís, morreu no Hospital Socorrão II, onde estava internado desde 28 de janeiro.
Segundo a polícia, Tarcísio já tinha três mandados de prisão em aberto pelo cometimento de outros crimes de homicídio. No momento da prisão, em uma quitinete no bairro Sá Viana, nas proximidades da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a polícia afirma que ele trocou tiros e acabou sendo baleado.
Mulher luta com assaltante após ter bolsa roubada em São Luís
A Polícia Civil investiga uma tentativa de assalto contra uma mulher, registrada no bairro do Anil, em São Luís, no dia 8 de janeiro deste ano. O crime ganhou repercussão após imagens de câmera de segurança circularem nas redes sociais, mostrando o momento do assalto. Ninguém foi preso.
Nas imagens, a vítima aparece andando pela rua quando atrás dela vem um homem que, logo em seguida corre para alcançá-la, na intenção de praticar o assalto. Depois a vítima já aparece tentando tomar a bolsa que o assaltante havia roubado dela, enquanto isso, o homem tenta golpeá-la com um objeto que a aparenta ser uma faca, mas não consegue atingir a mulher.
Chuva intensa provoca alagamentos e transtornos na Grande São Luís
A forte chuva que atingiu a Grande São Luís voltou a causar transtornos na região na quarta-feira (12). Na região do Centro Histórico de São Luís, a Avenida José Sarney, na região da antiga Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), ficou tomada pela água.
Ainda região central da cidade, parte do teto de um casarão desabou por volta das 4h30 da madrugada de quarta-feira (12). No imóvel, que abriga uma farmácia, parte da moldura superior e algumas telhas despencaram. Apesar do impacto, não houve feridos.
Quinta-feira (13)
Prefeitura de Buriticupu decreta estado de calamidade pública após avanço das voçorocas
A Prefeitura de Buriticupu, a 415 km de São Luís, decretou estado de calamidade pública devido o avanço das voçorocas na cidade. A situação tem se agravado na cidade devido as fortes chuvas registradas na região nas últimas semanas.
A Prefeitura também anunciou que as festas de Carnaval estão canceladas na cidade. O avanço das voçorocas já prejudicaram mais de 180 famílias. Nos últimos 30 anos, mais de 70 casas foram ‘engolidas’ pelas crateras.
Escola de samba ‘Marambaia’, campeã do Carnaval 2024 em São Luís.
Divulgação/Prefeitura de São Luís
As escolas de samba de São Luís solicitaram o adiamento dos desfiles na Passarela do Samba devido ao atraso no repasse dos recursos destinados a elas. Segundo os representantes da escola, o pedido já foi encaminhado à Prefeitura de São Luís, por meio da Liga das Escolas de Samba do Maranhão (Liesma).
O ofício, que pede o adiamento dos desfiles programados para os dias 7 e 8 de março, sugere que o evento seja realizado nos dias 14 e 15 de março.
Capitã da PM-MA é exonerada por suspeita de envolvimento com organização criminosa
Uma capitã da Polícia Militar do Maranhão ( PMMA) foi exonerada por suspeita de envolvimento com uma organização criminosa. Marcela Soares Mouzinho Uhlmann foi presa durante uma operação da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) no dia 21 de junho do ano passado.
As investigações apontaram que seu marido, Paulo Ricardo, atuava como segurança e fornecedor de armas para um grupo criminoso, enquanto ela seria responsável pelo fornecimento do armamento.
Sexta-feira (14)
Canadense, de 80 anos, perde controle de embarcação e fica à deriva na Costa Maranhense
Um velejador canadense de 80 anos, identificado como Dean Charles Swift, foi resgatado após passar dois dias à deriva nas águas próximas ao Porto do Itaqui, no Maranhão.
Dean, que havia partido de Cabo Verde com destino a Recife, em Pernambuco, teve que mudar sua rota devido a problemas estruturais em sua embarcação, resultantes de uma tempestade, e acabou perdendo o contato com o controle marítimo.
Igreja em Presidente Juscelino é invadida e imagens sacras são depredadas
Divulgação/ Redes Socias
A Capela de Santa Isabel, foi invadida em Presidente Juscelino, a 91 km de São Luís. O local foi saqueado, e as imagens sacras foram depredadas e jogadas na estrada. A Arquidiocese de São Luís emitiu uma nota repudiando a ação, classificando-a como um ato de intolerância religiosa.
Na nota, a Arquidiocese lamentou pelo ocorrido, ressaltando que a depredação das imagens católicas e o vandalismo aconteceram dentro do território da paróquia. Diversas imagens foram quebradas e lançadas ao chão, demonstrando desrespeito à fé e aos valores religiosos.
Sábado (15)
Vítimas foram encontradas na zona rural de João Lisboa
Divulgação/Polícia Militar
Dois homens foram encontrados mortos na zona rural de João Lisboa, cidade a 650 km de São Luís. De acordo com a Polícia Militar, as duas vítimas foram assassinados com tiros de espingarda enquanto trabalhavam em uma fazenda fazendo serviços de roço de pasto e pulverização de veneno.
O caso será investigado pela Polícia Civil, entretanto, uma das linhas de investigação é que o crime esteja relacionado com o tráfico de drogas.
Termina, no dia 28 de fevereiro, o prazo para que os contribuintes paguem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do exercício de 2025, com desconto de 10% em cota única no Maranhão.
O pagamento do IPVA 2025 está disponível no sistema da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), na página do IPVA, menu “IPVA 2025/Débitos Anteriores”.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.