Qual a idade de Alexandre de Moraes e quanto tempo dura seu mandato?

Ministro do STF e figura enigmática para a população brasileira, Alexandre de Moraes desperta a curiosidade sobre a vida e fatos pessoais da vida do magistrado, como idade, naturalidade e carreira profissional.

Homem branco careca, vestido com roupas de juiz em frente a microfone do plenário

Alexandre de Moraes completou 56 anos em dezembro – Foto: Carlos Moura/STF/Divulgação/ND

Alexandre de Moraes idade: quanto anos tem o ministro do STF

Natural da capital paulista, Alexandre de Moraes nasceu em 13 de dezembro de 1968, tendo hoje 56 anos. 

Com toda a vida e carreira construída na cidade de São Paulo, Moraes concluiu sua graduação em Direito pela USP em 1990, universidade por onde também obteve o Doutorado em Direito do Estado (2000) e a Livre-docência em Direito Constitucional (2001).

Sua trajetória profissional iniciou no Ministério Público do Estado de São Paulo, sendo Promotor Público, advogado e Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Em paralelo, Alexandre iniciou sua carreira como professor universitário, lecionando na USP (Universidade Federal de São Paulo), na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e em demais escolas de magistratura, como professor convidado.

Há quanto tempo Moraes está no STF?

Escolhido como ministro da Justiça durante o governo de Michel Temer, Alexandre de Moraes foi indicado ao posto de ministro do STF pelo então presidente em 2017, para substituir Teori Zavaski, morto em um acidente aéreo no início daquele ano.

Dois homens brancos, de terno, posando para a foto em frente a parede branca com quadros

Temer recebeu Alexandre de Moraes logo após a aprovação dele como ministro no Senado em 2017 – Foto: Valdenio Vieira/PR/Agência Brasil

Aprovado pelo Senado com 55 votos a favor e 13 contrários, Moraes foi nomeado ao Supremo em 22 de março de 2017, aos 48 anos.

Com isso, o jurista está próximo a completar 8 anos no principal órgão do Judiciário nacional.

Expectativa de aposentadoria e sucessão no cargo

Atualmente com 56 anos, como todo servidor público, Alexandre de Moraes precisa ter 25 anos de atividades prestadas e a idade mínima de 65 anos, o que ocorreria em 2033.

Ministros do STF alinhados durante solenidade no tribunal

Ministro Alexandre de Moraes durante sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário do STF. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil/ND

Entretanto, o magistrado pode ocupar a cadeira do STF até os 75 anos, idade limite para aposentadoria compulsória. Logo, ele permaneceria mais 10 anos no cargo, até o ano de 2043.

Se o ministro desejar manter seu posto até essa data, ele receberá junto ao seu salário, hoje de R$ 46.366,19, o abono permanência, benefício que paga R$ 7.152,54 aos ministros que continuam no Supremo.

Caso prefira deixar o cargo após o cumprimento do tempo de serviço e idade necessárias, Moraes receberá a aposentadoria equivalente à importância de sua função e deixará sua cadeira vaga, que posteriormente será preenchida pelo indicado pelo presidente da República em exercício.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.