Flagra com multa: por que não pode andar de moto na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis

Seis motociclistas foram flagrados pela polícia enquanto atravessavam a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, nesta terça-feira (24), o que é proibido e gera, inclusive, multa. Mas, afinal, por que não pode andar de moto na Ponte Hercílio Luz?

Circular de moto pela Ponte Hercílio Luz é infração e rende multa ao motociclista – Foto: PMRv/Divulgação

A proibição se deve ao tipo de pavimento utilizado na ponte. Antigamente, o chão no local era feito de madeira e, depois, ganhou uma camada de asfalto, o que sobrecarregou a estrutura. Por isso, na última reforma, o pavimento escolhido foi o gradil, que é mais leve.

Contudo, esse tipo de pavimento pode causar sérios danos aos motociclistas em caso de queda, justamente por causa dos vãos que compõem o gradil metálico. Cortes e até mesmo amputações podem ocorrer durante um acidente com moto.

“Os engenheiros da Secretaria de Infraestrutura definiram a proibição da circulação de motocicletas tendo em vista a segurança do motociclista por conta do dano causado em uma queda”, explica o tenente-coronel Rudinei Gonçalves, comandante do 1º Batalhão da PMRv (Polícia Militar Rodoviária).


Seis motociclistas foram flagrados em fiscalização por drone nesta terça-feira (24) – Vídeo: PMRv/Divulgação

Pilotar moto na Ponte Hercílio Luz pode até gerar multa

Segundo a PMRv, de janeiro a agosto de 2024 foram registradas quase 300 infrações envolvendo motociclistas circulando na Ponte Hercílio Luz. A proibição, vale destacar, é sinalizada com placas em ambas as cabeceiras da ponte.

Para a fiscalização, a polícia conta com equipes em campo, além de monitoramento por câmeras e até mesmo o apoio de drone, que foi utilizado na fiscalização desta terça-feira.

Circular de moto pela ponte fere o Art. 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro e é considerado uma infração média. Neste caso, os motociclistas são multados em R$ 130,16.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.