Auxílio Doença INSS: veja como enviar atestado online e de forma descomplicada

Os benefícios proporcionados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possibilitaram a submissão online de atestados para solicitar o auxílio-doença, trazendo uma significativa simplificação para os trabalhadores incapazes de desempenhar suas funções devido a problemas de saúde.

De acordo com dados fornecidos pelo INSS, a introdução do Atestmed possibilita aos segurados o envio online de atestados médicos, resultando na diminuição do prazo médio para a aprovação do benefício de incapacidade temporária para 26 dias em todo o país.

Os requerimentos para o benefício de incapacidade temporária, anteriormente denominado auxílio-doença, podem ser efetuados por meio da plataforma Atestmed.

Esse auxílio tem uma concessão que se estende por até 180 dias, e para recebê-lo é necessário atender a certos critérios do INSS, incluindo:

  • Ter contribuído para a Previdência Social com um mínimo de 12 contribuições previdenciárias antes do mês do afastamento;
  • Apresentar um atestado médico que confirme a necessidade de afastamento do trabalho por mais de 15 dias.

O atestado deve conter informações como nome completo, data de emissão, diagnóstico ou código CID, assinatura do profissional, nome e registro do profissional no conselho de classe, e data de início da recuperação.

A Atestmed é uma plataforma disponibilizada pelo Meu INSS, acessível por meio do site ou aplicativo.

Para mais detalhes sobre como utilizar a Atestmed para o envio do atestado médico e solicitação do auxílio doença, consulte as informações disponíveis no site oficial do INSS.

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