Apresentação teatral em Libras é apresentada em unidade de saúde em PG

Ação desta terça-feira (26) marca as celebrações ao Dia Nacional do SurdoJairo Marques/Prefeitura de Praia Grande

Funcionários da Unidade de Saúde da Família (Samambaia) promoveram nesta terça-feira (26) para a população do bairro uma apresentação teatral e musical na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). A ação aconteceu em alusão ao Dia Nacional do Surdo, celebrado na mesma data.

Referência no atendimento a pessoas com deficiência auditiva, a Usafa Samambaia conta com profissionais que estudam Libras e têm passado o conhecimento aos colegas de unidade. Esse empenho foi reconhecido em 2021, quando a iniciativa foi uma das selecionadas pela edição daquele ano da premiação APS Forte no SUS – integralidade do cuidado, organizada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

Na atividade desta terça, a equipe apresentou uma peça de teatro simulando o atendimento a uma paciente surda, destacando a importância de ter na equipe pessoas que conhecem a Libras e podem auxiliar no acolhimento. Os funcionários também apresentaram uma música em Libras chamada “Ser diferente é normal”.

“Esta simples peça de teatro serviu para mostrar a dificuldade que o paciente surdo encontra quando precisa de atendimento e não há pessoas capacitadas para isso. O intuito foi causar uma reflexão nas pessoas sobre a importância dessa inclusão. E a música em Libras tem a mensagem de que não importa como somos nem nossas diferenças, pois somos todos especiais”, disse a agente comunitária Gisele Domingos, que, com Joana Gander, é uma das responsáveis pelo projeto na unidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.