Morre Akira Toriyama, autor de “Dragon Ball”, aos 68 anos

Akira Toriyama

Foi divulgado nesta sexta-feira (8), através das redes oficiais do Dragon Ball, a morte do mangaká Akira Toriyama. Ele faleceu em 1º de março em decorrência de um hematoma subdural, um acúmulo de sangue no cérebro que geralmente ocorre em função de traumatismo craniano. Ele tinha 68 anos.

Cerimônias funerárias já foram realizadas com família e amigos — seguindo os desesjos do autor, não aceitam flores, presentes de condolências, visitas e outros. O informe também pede que evitem tentar entrevistar a família de Toriyama, e deixa aberta a possibilidade de algum tipo de cerimônia pública para homenagear o autor, ainda sem detalhes definidos.

Toriyama estreou na Shonen Jump em 1978, com Wonder Island — após alguns mangás curtos, seu primeiro sucesso foi Dr. Slump (1980-1984) mas seu nome ficou conhecido mundialmente com Dragon Ball (1984-1995), cujo animê gerou um fenômeno mundial de sucesso até hoje — a série ainda tem mangás em andamento e um animê a caminho neste ano, com o qual o autor estava envolvido.

No Brasil, quatro obras do autor foram publicadas — Dragon Ball, Dr. Slump, SAND LAND e Marusaku (Manga Theater). Todas vieram originalmente pela Conrad, mas são republicadas pela Panini. Também foram publicados vários derivados de Dragon Ball, alguns assinados pelo autor, como é o caso de Jaco, O Patrulheiro Galáctico.

Além de mangás, Toriyama também trabalhou produzindo desenhos para jogos, como Chrono Trigger e a franquia Dragon Quest. O artista deixa um legado enorme no Japão e mundo afora.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.