BNDES quer casar recursos com mercado de capitais para alavancar infraestrutura, diz head à CNN

Chefe de departamento na área de Soluções para Cidades do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Rafael Feler destacou em entrevista à CNN os esforços da instituição para “casar” recursos com o mercado de capitais a fim de alavancar o investimento em infraestrutura no país.

“O Brasil tem uma necessidade enorme de investimento de infraestrutura, que ninguém vai conseguir fazer sozinho. A preocupação do Banco é de que o investimento seja feito, por isso temos que reunir todas as frentes possíveis — uma frente das mais relevantes é o mercado de capitais”, disse.

Feler participou do evento “Mercado de Capitais e Infraestrutura”, do Inter, que reuniu também representantes do setor privado. Ele destacou o potencial deste tipo de encontro em abrir canal de diálogo do BNDES com emissores e gestores do mercado e promover a melhoria destas operações.

Evento do Inter reuniu BNDES e gestores para debater investimentos em infraestrutura
Evento do Inter reuniu BNDES e gestores para debater investimentos em infraestrutura / Crédito: Inter

“Realizar o financiamento via instrumentos de mercado de capitais é um dos caminhos mais eficientes para casar recursos de várias fontes”, disse.

Um dos tópicos das discussões foi o — ainda recente — mercado de debêntures de infraestrutura. Sancionada em outubro do ano passado pelo presidente Lula, a norma possibilita que prestadoras de serviços públicos, como concessionárias de energia, saneamento e outras, emitam estes papéis.

Os recursos obtidos devem ser aplicados em projetos de investimento ou de produção econômica intensiva em pesquisa, desenvolvimento e inovação. A redação permite à empresa emissora possibilidades de dedução de IRPJ e CSLL.

Feler destacou que parte do trabalho do BNDES no momento está voltado a garantir a construção de debêntures “tecnicamente boas”. “O segredo por trás do sucesso é a boa escritura, a boa debênture, o projeto bem estruturado”, disse.

Para a gestora de crédito privado da Inter Asset, Marianne Moraes, que também conversou com a CNN após o encontro, a conscientização do investidor é o “passo final” para o mercado de debêntures de infraestrutura decolar no Brasil.

“Não faltam projetos de potencial e empresas competentes para executá-los. O passo final para sustentar este mercado é o investidor entender o potencial ganho do investimento em infraestrutura, que não é só financeiro, mas também o desenvolvimento do país”, disse.

source
Fonte : CNN BRASIL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.