Frio ajuda a combater a dengue no

O Rio Grande do Sul e o frio que se instala na região nesta semana estão trazendo uma perspectiva positiva no combate à dengue. Segundo boletim divulgado nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Saúde, o estado não apresenta mais tendência de aumento de casos da doença, juntando-se aos demais estados brasileiros que também registram queda.

De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, a expectativa é que a tendência de queda se mantenha nos próximos dias, seguindo o padrão observado na epidemia de 2024 no país.

Atualmente, o Rio Grande do Sul é um dos estados que ainda mantêm decreto de emergência por dengue, junto com outros nove estados brasileiros. No entanto, a tendência é que esses decretos sejam revogados assim que o número de casos por 100 mil habitantes ficar abaixo de 300.

Embora a maioria dos estados esteja apresentando queda nos casos, a pasta continuará repassando recursos para auxiliar no enfrentamento da doença, considerando que a epidemia em cada local tende a durar de três a quatro meses.

Em todo o país, os números de casos prováveis de dengue em 2024 somam 4.797.362, com uma média de 2.362,5 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Além disso, foram registrados 53.660 casos de dengue grave ou com sinal de alarme, com 2.576 óbitos confirmados e 2.628 em investigação.

A chegada do frio no Rio Grande do Sul e em outras regiões do país é vista como um aliado no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, contribuindo para a redução dos casos e auxiliando no controle da epidemia.

The post Frio ajuda a combater a dengue no appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.