CEO substitui a si mesmo por inteligência artificial após demitir 700 funcionários

CEO da Klarna, fintech sueca de pagamentos, usou um vídeo de si próprio gerado por inteligência artificial para divulgar balanço financeiro da empresa - Foto: Klarna/Reprodução/ND

CEO da Klarna, fintech sueca de pagamentos, usou um vídeo de si próprio gerado por inteligência artificial para divulgar balanço financeiro da empresa – Foto: Klarna/Reprodução/ND

A aposta no uso de inteligência artificial segue forte em muitas empresas ao redor do mundo. Desta vez, a Klarna, fintech sueca de pagamentos, usou um avatar digital do próprio CEO e fundador, Sebastian Siemiatkowski, para divulgar os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2025.

O vídeo, com 83 segundos de duração, foi publicado nas redes da empresa e começa com a versão digital do executivo se apresentando como “meu avatar de inteligência artificial”.

Em 2022, a Klarna já havia demitido 700 funcionários e passou a utilizar sistemas de IA para assumir parte das funções.

No entanto, após críticas à qualidade do serviço prestado pela IA, parte da equipe humana precisou ser recontratada. O próprio CEO chegou a reconhecer o valor insubstituível das pessoas no processo.

Mesmo assim, a Klarna segue investindo em automação e novas soluções baseadas em IA como parte central de sua estratégia.

Veja o vídeo do CEO gerado por inteligência artificial:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.