Petrobras reassume fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe após paralisação e promete retomada da produção

Siga @radiopiranhas

A Petrobras confirmou nesta sexta-feira (24) que firmou acordo para reassumir o controle das fábricas de fertilizantes nitrogenados em Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE), unidades paralisadas desde 2023 e anteriormente arrendadas à Proquigel, subsidiária da Unigel. A estatal informou que o acerto tem como objetivo encerrar litígios com a empresa privada e viabilizar a retomada da produção, considerada estratégica para o suprimento nacional de fertilizantes. O Brasil importa cerca de 80% dos fertilizantes que consome, e a dependência externa é vista como um dos gargalos da agricultura brasileira.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

O acordo ainda precisa ser homologado pelo Tribunal Arbitral, mas a Petrobras já planeja abrir licitação para contratar serviços de operação e manutenção das duas plantas industriais. Juntas, elas têm capacidade para produzir 3,1 mil toneladas diárias de ureia, além de amônia, gás carbônico e derivados. A operação se alinha ao novo plano de negócios da estatal, que prevê integração da produção de fertilizantes à cadeia de gás natural como parte da estratégia de transição energética.

A medida foi comemorada por entidades sindicais. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) estima a criação de até 2,4 mil empregos diretos e indiretos com a reativação das fábricas e projeta que a produção pode ser retomada a partir de outubro. A decisão reforça a postura da nova presidente da estatal, Magda Chambriard, que defende o fortalecimento da produção local como forma de reduzir vulnerabilidades econômicas e estratégicas. A iniciativa segue o movimento iniciado com a reativação da unidade Araucária Nitrogenados (Ansa), no Paraná, em 2023, após anos de inatividade.

source
Fonte : Hora Brasilia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.