Santa Catarina já registra 80.034 casos de dengue em 2025, conforme o mais recente Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com dados atualizados até o dia 19 de maio. Desse total, 25.155 são considerados casos prováveis, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). O levantamento também aponta que 41.612 focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados em 257 municípios catarinenses.
Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Dos 295 municípios do estado, 179 estão oficialmente infestados pelo mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Até o momento, nove pessoas morreram por complicações da dengue. O caso mais recente foi o de um homem de 68 anos, residente de Itajaí, com óbito confirmado no dia 3 de maio. Outros cinco óbitos estão em investigação.
Apesar da chegada do outono, os especialistas alertam que o risco de contágio ainda é alto.
Casos de chikungunya disparam no estado
O informe também revela que quatro mortes por chikungunya foram confirmadas em 2025. O estado soma 2.012 notificações da doença, das quais 810 são casos prováveis e 610 foram confirmados. Isso representa um aumento de 616,8% em relação ao mesmo período de 2024, quando houve apenas 113 casos prováveis.
O município de Xanxerê lidera o número de confirmações, com 492 casos, seguido por Campo Erê (31), Itá (28) e Águas de Chapecó (23).
A chikungunya, também transmitida pelo Aedes aegypti, causa sintomas como febre alta, dor intensa nas articulações, dor muscular, manchas vermelhas na pele e cansaço extremo. Em casos graves, pode levar à hospitalização ou até à morte, especialmente em idosos e pessoas com comorbidades.
Ações preventivas
Para evitar a proliferação do mosquito, a SES reforça algumas medidas simples que podem ser adotadas pela população:
- Eliminar recipientes que acumulem água, como pneus, tampas de garrafa, latas e vasos;
- Lavar com escova e sabão os potes de água de animais semanalmente;
- Tratar piscinas com cloro ou esvaziá-las se não estiverem em uso;
- Colocar areia nos pratinhos de plantas;
- Manter lixeiras tampadas e não acumular entulhos.
Leia Mais
Vídeo: Acidente complica trânsito na manhã desta quinta na rua República Argentina, em Blumenau
Frente fria mantém tempo instável em Blumenau nesta quinta-feira
O post Com nove mortes confirmadas, SC ultrapassa 80 mil casos de dengue em 2025 apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.