Em tempos de emergência climática, Alma Djem e Tato (Falamansa) se unem em releitura de “Sobradinho”

Em tempos de emergência climática, Alma Djem e Tato (Falamansa) se unem em releitura de “Sobradinho”

Lançado sob o nome simbólico de “HARMONIA”, o novo EP do Alma Djem carrega o desejo de ecoar mais do que melodias e traz uma mensagem urgente sobre a necessidade de equilíbrio entre progresso e preservação. Entre as cinco faixas da terceira parte do projeto “Acústico em São Paulo” está a releitura de “Sobradinho”, clássico lançado por Sá & Guarabyra em 1977, eternizado como crônica da construção da hidrelétrica de mesmo nome no norte da Bahia. A canção ganha nova vida nas vozes de Marcelo Mira (Alma Djem) e Tato (Falamansa), que juntos resgatam a força da canção como alerta ambiental, agora em um contexto ainda mais urgente.

A construção da Barragem de Sobradinho, no Rio São Francisco, provocou profundas transformações na paisagem e na vida das comunidades locais. O gigantesco lago artificial submergiu cidades inteiras, obrigando milhares de moradores a abandonarem seus lares, um impacto lembrado na canção de Sá & Guarabyra.

A dupla precursora do rock rural recorre à célebre profecia de Antônio Conselheiro — “o sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão” — para ilustrar os efeitos ambientais e sociais deixados pela obra. A música, assim, se torna um registro crítico das consequências do desenvolvimento às custas da memória e do território sertanejo.

Em tempos de crise climática, a sustentabilidade deixa de ser escolha e torna-se um dever coletivo. A obra convida à reflexão sobre o impacto humano no planeta e propõe um reencontro com valores essenciais. Uma lembrança de que viver em harmonia é também cuidar do mundo que habitamos.

“Sempre quis regravar ‘Sobradinho’ pela mensagem ecológica e social fortes e por contar uma história real do nosso nordeste, com a qual tenho identificação sendo filho e neto de alagoanos. Pela importância do Falamansa e do Tato na difusão do forró, o convidamos para dividir essa faixa. O Tato foi o primeiro artista a regravar uma música do Alma Djem, ‘Teu Lugar’, em ritmo de forró. Somos parceiros em composições gravadas por grandes artistas como Jorge e Mateus, Marcos e Belutti, Planta e Raiz, além de nossas próprias bandas”, conta o vocalista Marcelo Mira.

Tato também falou sobre a alegria de participar de mais um projeto do Alma Djem. “A minha história com o Mira já é longa, de pura admiração, de várias composições e muita resenha. Mas gravar a música ‘Sobradinho’ acaba tendo um significado ainda mais especial. Considero um ‘hino nordestino’. O Alma Djem entender a minha identidade como apta para gravar uma música tão emblemática, é um presente e um atestado de que tudo que busquei até hoje com o Falamansa deu-me representatividade para, cada vez mais, fazer parte da cultura e das tradições brasileiras. É uma honra para mim. E a canção ficou linda”, conta.

A parceria entre Mira e Tato celebra a amizade iniciada em 2005, quando as duas bandas jogaram juntas no campeonato de futebol Rock Gol, da MTV. Desde então, a proximidade e a sinergia entre os músicos renderam frutos como a regravação de “Teu Lugar” pelo Falamansa, além de colaborações anteriores no DVD “Ao Vivo no Lago Paranoá”.

Mira e Tato também dividem a autoria de “Rede no Coqueiro” (com participação do Falamansa) e de “Perfeitinha”, ambas presentes no projeto acústico. A relação entre os dois ultrapassa a amizade e consolida-se em uma trajetória de composições assinadas para artistas como Jorge & Mateus, Marcos & Belutti, Ivo Mozart, Planta & Raiz e sucessos do próprio Falamansa, como “Um Pouco Mais de Fé” e “Respeite a Maré”.

O projeto “Acústico em São Paulo”

Gravado na capital paulistana em julho de 2024, o repertório do show contou com 31 canções em um formato que a banda sempre sonhou em fazer. Mais do que especial, o espetáculo contou com amigos de longa data para comemorar mais do que nunca. Entre os convidados estavam a banda Maneva, Vitor Kley, Tato (Falamansa), Macucos, Chimarruts e muitos outros.

O show trouxe como destaque as músicas escritas pelo vocalista do Alma Djem, Marcelo Mira, co-autor de hits de artistas consagrados como Ricky Martin, Claudia Leitte, Wanessa Camargo e Jorge & Mateus.

A direção de vídeo é de Rodrigo Pysi, um dos maiores diretores de videoclipes da atualidade e um velho parceiro de gravações com o Alma Djem. Pysi também já assinou trabalhos com Maneva, Sérgio Britto (Titãs), Planta & Raiz, Patrícia Marx, Badi Assad, entre outros.

A produção musical do DVD é de Juninho Sarpa. Conhecido no meio sertanejo, trabalhou com nomes como Paula Fernandes, Marcos & Belutti e João Neto & Frederico. Além disso, é líder da banda de reggae Patuáh, de Campinas, e produtor de bandas de reggae do interior de São Paulo há mais de 20 anos.

“Foi um ano intenso de produção musical, arranjos, escolha de repertório com o Sarpa, mistura de sonoridades, instrumentos, ritmos e levadas. E o resultado ficou incrível. Uma mistura de reggae com reggaeton, samba, rap, MPB, forró, pop… ficou incrível. Na parte visual, um cenário especial do mestre Zé Carratu trouxe elementos africanos e urbanos misturados, lembrando essa mistura que é São Paulo. Com isso, provamos que é possível, sim, gravar um álbum acústico de reggae na cidade mais cosmopolita e agitada da América Latina”, encerrou Marcelo Mira.

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