
Segundo Valerio Masella, o papa frequentava a academia de duas a três vezes na semana e treinava por cerca de uma hora. O Papa é fit
Em entrevista ao jornal italiano Il Messaggero, o personal trainer Valerio Masella, 26 anos, que treinava o atual Papa Leão XIV, revelou que não sabia da verdadeira profissão do pontífice e se surpreendeu ao ver o anúncio da eleição na televisão.
“Com a eleição dele no conclave, a academia perdeu um cliente”, disse Masella. “Mas o mais curioso é que ninguém na academia sabia que Robert, agora Leão XIV, era cardeal — e muito menos eu, que o treinava.”
Antes de se tornar líder da Igreja Católica, Robert Francis Prevost frequentava assiduamente uma academia em Roma, mantendo uma rotina dedicada de exercícios. O cardeal também jogava tênis em uma quadra com vista pra basílica de São Pedro. Chegou a falar que foi praticando o esporte que desenvolveu a virtude da paciência.
“Quando ele foi eleito Papa — ao vê-lo na TV, reconheci na hora. Não acreditei. Basicamente, eu treinei o futuro pontífice: é inacreditável, mas, para mim, ele era um cliente como qualquer outro — e se comportava como todos os outros clientes desta academia”, disse Valerio Masella.
A rotina de exercício de Papa Leão XIV
Segundo a entrevista, o papa frequentava a academia de duas a três vezes na semana e treinava por cerca de uma hora.
“Ele é um homem com excelente condição física. Sempre começávamos com um pouco de aeróbico e aquecimento usando alguns aparelhos, como esteira ou bicicleta ergométrica. E depois de meia hora, fazíamos exercícios voltados para o fortalecimento muscular e outros mais específicos para a postura”, afirma Valerio.
Apesar de ocupar uma posição alta na Igreja Católica como cardeal, Prevost era bastante discreto em seu dia a dia. O personal afirmou que ele nunca mencionou o cargo que ocupava, e que era tratado como qualquer outro cliente da academia.
Em entrevista ao Fantástico, Alessandro Tamburlani, proprietário da academia, revelou que o Papa ainda não cancelou a matrícula. Segundo ele, o novo Papa cumprimentava a todos com um sorriso constante e demonstrava muita cordialidade. Alessandro disse, ainda, que espera que o Pontífice continue mantendo os cuidados com a saúde e a rotina de exercícios.