Siga @radiopiranhas
Entre a noite de quarta-feira (14) e a manhã de ontem, o município de João Pessoa registrou mais de 80 milímetros (mm) de chuvas. Os maiores índices pluviométricos foram registrados nos bairros do Cuiá, com 79,2 mm; Manaíra, 77,4 mm; e Altiplano, 25,2 mm. O grande volume de chuvas causou uma série de transtornos, como queda de árvores, registro de pontos de alagamento e trânsito lento e engarrafado em vários trechos.
Transtornos
- Área amarela do mapa indica risco de deslizamento | Imagem: Divulgação/Gov.Br
Foi registrado um acidente com um motociclista, que caiu em um bueiro encoberto pela água na Ladeira do Cuiá. Arrastado pela água, ele foi encontrado cerca de 100 m depois, em uma área de mata. O resgate foi realizado pela Polícia Militar (PMPB) e pelo Corpo de Bombeiros (CBMP). Segundo a PMPB, a moto ficou presa na entrada do bueiro, e, ao tentar retirar o veículo, o condutor foi puxado para dentro do buraco, que estava encoberto devido às chuvas. Pessoas que presenciaram a situação acionaram uma viatura da polícia que passava pelo local. Após socorrida, a vítima foi levada para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Segundo o último boletim divulgado pela unidade, no turno da tarde, o motociclista, de 21 anos, deu entrada no local por afogamento, por volta das 10h da manhã, passou por procedimentos médicos de emergência e estava em observação, com quadro clínico considerado estável.
Uma árvore caiu e alguns galhos ficaram presos em fios de alta tensão na Av. Epitácio Pessoa, na altura do supermercado Pão de Açúcar. Por isso, um trecho da via foi isolado. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb-JP) aguardaram o desligamento temporário da energia, no trecho, para fazerem a retirada do galho. Segundo informações da Energisa, foi feita uma manobra para que nenhum consumidor ficasse sem fornecimento de eletricidade durante o período em que foi feita a manutenção. Outro caso de tombamento de galho de árvore aconteceu no bairro Colibris, na Av. Hilton Souto Maior, em frente à lanchonete Burger King.
Na cidade de Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa, a estrutura de um circo, localizado na Rua do Rio, cedeu. O acúmulo de água levou ao desabamento, que aconteceu de madrugada. Como o espaço estava vazio no momento do acidente, não houve feridos.
Trânsito
Segundo informações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), pontos de acúmulo de água foram registrados em vias como a Rua Padre Meira (dentro do Viaduto Damásio Franca), Avenida Valdemar Naziazeno (lateral da Cidade de Polícia) e Rua Francisco Porfírio Ribeiro (ladeira entre Mangabeira e Valentina), o que dificultou ou impediu temporariamente o trânsito nesses locais. Mas, até o fechamento desta matéria, quase todas as vias já estavam normalizadas. A Semob-JP também afirmou que segue em contato direto com outros órgãos municipais e estaduais, como a Sedurb-JP, Defesa Civil, Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Seinfra, Corpo de Bombeiros e Energisa, a fim de garantir respostas rápidas, promover ações conjuntas e minimizar os transtornos causados pelas chuvas.
Agentes de mobilidade estão posicionados em pontos estratégicos da cidade, enquanto o Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) mantém monitoramento das vias, em tempo real, garantindo respostas ágeis e orientação à população.
O superintendente de Mobilidade Urbana, Marcílio do HBE, ainda deixou um alerta com o objetivo de evitar sinistros em períodos chuvosos. “Com o pavimento molhado e a visibilidade reduzida, os riscos de colisões e atropelamentos aumentam significativamente. É fundamental que os condutores redobrem a atenção, reduzam a velocidade e respeitem as normas de trânsito”, destacou.
Infraestrutura
Com o auxílio de caminhões de alta pressão e sucção, equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) têm realizado limpeza e desobstrução de galerias e bocas de lobo nos bairros de Varadouro, Torre, Cristo, Valentina, Manaíra, Bessa, Cabo Branco, Tambaú e Geisel. Os serviços de manutenção na rede de iluminação pública estão sendo realizados nos bairros Valentina, Gramame, Tambaú, Bairro de São José, Roger, Torre, Padre Zé, Manaíra, Bessa e Mandacaru.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, grupos estão designados para atender ocorrências emergenciais, além da manutenção rotineira que já é realizada diariamente. “Estamos com seis equipes nas ruas, preparadas para o inverno — que é típico nesse período. Estamos atentos, ouvindo tudo por meio do nosso sistema de rádio, acompanhando as demandas da população para agir com rapidez”, ressaltou.
Mais chuvas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou ontem o Aviso Meteorológico com previsão de chuvas intensas para a capital, e segundo a prefeitura, equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) seguem de prontidão para atender às possíveis demandas da população.
A previsão do Inmet é de que João Pessoa pode receber chuvas entre 30 e 60 mm/h, podendo chegar a 50 ou 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios. O aviso é válido até as 23h59 de hoje.
Um mapa, elaborado por equipe multidisciplinar do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-MCTI), também indicou a previsão de riscos geológicos nas áreas onde existe suscetibilidade a esses eventos, em decorrência das chuvas, que podem ser de grande intensidade.
O prefeito Cícero Lucena, através das redes sociais, reforçou que as equipes estão de prontidão, e que a população deve entrar em contato no caso de alguma ocorrência. “A Defesa Civil, com a Infraestrutura e demais órgãos sociais do Governo Municipal estão em alerta para qualquer ocorrência. Se você verificar algum problema, entre em contato por meio dos nossos números para que a gente possa chegar junto e prestar os serviços que são de obrigação da prefeitura. Graças a Deus João Pessoa está funcionando, mesmo debaixo de chuva”, afirmou.
O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, alertou para a necessidade da adoção de medidas de segurança em casos de chuvas fortes. “As pessoas devem evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, não abrigar-se sob árvores, evitar atravessar vias com acúmulo de água e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade, acionando a Defesa Civil imediatamente”, reforçou.
Contatar
A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número, WhatsApp, (83) 98831-6885 pelo telefone 199, ou pelo aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore. Para emergências com o trânsito, também é possível acionar a Semob-JP pelo WhatsApp COTT: (83) 98760-2134 ou pelo telefone (83) 3213-7188.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de maio de 2025.
source
Fonte
A União