Zoológico de Sapucaia do Sul é fechado após confirmação de gripe aviária em aves silvestres

Governo do RS adota medidas emergenciais para conter disseminação do vírus H5N1; protocolos de biossegurança e restrição de acesso são implantados

Após a confirmação de casos de gripe aviária (H5N1) em cisnes e patos mortos no Zoológico de Sapucaia do Sul, o Governo do Rio Grande do Sul adotou medidas emergenciais para conter a disseminação do vírus. O parque foi fechado para visitação por tempo indeterminado, e protocolos de biossegurança rigorosos estão sendo implantados para proteger animais, servidores e a população.

Em reunião realizada nesta sexta-feira (16), representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Secretaria da Agricultura (Seapi) e Secretaria da Saúde (SES) alinharam as estratégias de controle sanitário e orientaram os trabalhadores do zoológico sobre o cumprimento dos novos procedimentos.

“A adoção de medidas rigorosas de contenção e manejo é imprescindível para evitar a disseminação do vírus. Estamos priorizando a segurança dos servidores e o bem-estar dos animais”, destacou Marjorie Kauffmann, titular da Sema.

Medidas de contenção e segurança no zoológico

O plano de ação segue protocolos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e inclui:

  • Redução da circulação de servidores no local;
  • Formação de um grupo restrito de funcionários autorizados a ter contato direto com os animais;
  • Desinfecção de veículos na entrada e saída do parque;
  • Uso obrigatório de EPIs, como macacões, máscaras e protetores para os pés;
  • Procedimentos específicos para o descarte de carcaças, conforme a Instrução Normativa Sema-Fepam 03/2023.

“O objetivo é evitar a contaminação de outros animais e também o contágio humano, que embora raro, é possível”, ressaltou Marcelo Valandro, diretor-adjunto da SES.

O que é a gripe aviária?

A influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente aves silvestres e domésticas, podendo também atingir seres humanos em situações específicas. Os principais sintomas nas aves incluem:

  • Dificuldade respiratória
  • Secreção nasal ou ocular
  • Espirros e torcicolo
  • Diarreia
  • Alta mortalidade súbita

Alerta às suspeitas

A Secretaria da Agricultura orienta que qualquer suspeita da doença – como sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade incomum de aves – seja imediatamente notificada à Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima ou pelo WhatsApp:
📱 (51) 98445-2033

The post Zoológico de Sapucaia do Sul é fechado após confirmação de gripe aviária em aves silvestres appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.