Museu do Vô Liro resgata a história dos primeiros colonizadores de Westfália

Localizado na Linha Paissandu, em Westfália, o Museu do Vô Liro é um verdadeiro mergulho no passado, preservando com carinho e riqueza de detalhes a história dos primeiros imigrantes que ajudaram a construir o município. O espaço foi idealizado e construído por Liro Horst durante o período de isolamento da pandemia de Covid-19, quando finalmente concretizou um antigo desejo: reunir, em um só lugar, objetos e ferramentas que fizeram parte da vida de sua família — especialmente de seu pai — e que hoje não são mais utilizados.

O museu está instalado na propriedade do próprio Sr. Liro, que ao longo dos anos foi reunindo um vasto acervo de peças históricas. Muitas delas foram herdadas, outras compradas por ele, amante de antiguidades, e algumas recebidas por meio de doações. Entre os itens em exposição estão camas feitas com palha de milho, travesseiros recheados com penas de ganso, fogão de chão, equipamentos artesanais para produção de manteiga, lamparinas, louças decoradas, roupas de época, jarras de barro e quadros que retratam a trajetória da família Horst.

Além dos ambientes internos, cuidadosamente decorados para refletir os tempos antigos, o pátio do museu também chama a atenção: há, por exemplo, um tradicional forno à lenha que remete ao estilo de vida dos colonizadores.

A visita ao Museu do Vô Liro é uma experiência cultural e afetiva, que conecta o presente ao passado e oferece às novas gerações a oportunidade de conhecer e valorizar a história local. O espaço é aberto ao público e se consolida como um ponto turístico repleto de memória, tradição e identidade em Westfália.

The post Museu do Vô Liro resgata a história dos primeiros colonizadores de Westfália appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.