Siga @radiopiranhas
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou com veemência nesta quinta-feira (15/5) os rumores que circularam no mercado financeiro sobre um suposto aumento no valor do Bolsa Família. Segundo boatos, o governo Lula estaria planejando elevar o benefício para R$ 700 mensais a partir de 2026, o que, de acordo com o ministro, “não está em cogitação”.
“Não tem demanda, estudo, pedido de orçamento para o MDS. Zero”, afirmou Haddad. “Não há da parte do MDS pressão sobre a área econômica para absolutamente nenhuma iniciativa nova.”
A fala foi uma tentativa de dissipar especulações que geraram ruído entre agentes econômicos e investidores, especialmente em meio à expectativa de medidas voltadas ao cumprimento da meta fiscal do governo. Atualmente, a meta é de resultado primário neutro, ou seja, déficit zero em relação ao PIB.
Haddad explicou que a equipe econômica está finalizando um conjunto de medidas pontuais, com foco em resolver gargalos de arrecadação e controlar gastos, mas sem impacto fiscal de grande escala. A apresentação estava inicialmente prevista para esta quinta, mas foi adiada por conta da viagem do presidente Lula ao Uruguai, onde participa do funeral do ex-presidente José “Pepe” Mujica.
“São medidas como as que tomamos em julho do ano passado. Estamos identificando onde estão os problemas, tanto do lado da receita quanto da despesa, e vamos apresentar isso ao presidente”, explicou o ministro.
Apesar da promessa de um novo pacote fiscal, Haddad evitou antecipar detalhes. A previsão é que o anúncio oficial ocorra na próxima semana, após validação do presidente.
A fala do ministro também buscou reforçar o discurso de disciplina orçamentária, num momento em que o governo enfrenta pressões por gastos sociais e demandas políticas dentro da própria base aliada.
Além do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Haddad garantiu que nenhum outro ministério apresentou demanda adicional por espaço fiscal para novos programas ou expansões de políticas públicas em curso.

source
Fonte : Hora Brasilia