Previsões trazem medo para população da região Sul do Estado

Especialistas da MetSul Meteorologia alertam para a iminência de enchentes graves no sul do Rio Grande do Sul até o final desta semana, particularmente afetando as cidades de Pelotas e Rio Grande. Há uma possibilidade real de que as Lagoas dos Patos e Mirim se fundam, formando um grande corpo d’água, de acordo com os meteorologistas.

Essas enchentes são resultado do transbordamento da Lagoa dos Patos, alimentada por vários rios, incluindo o Guaíba, que já alcançou um recorde de altura em Porto Alegre. “Todos os rios que deságuam na Lagoa tiveram enchentes recorde ou históricas”, alerta a equipe da MetSul.

Prevê-se que as águas atinjam áreas de Pelotas que nunca antes foram inundadas, incluindo o centro da cidade, com inundação severa a extrema em alguns pontos, conforme ressaltado pela MetSul.

Na manhã de quarta-feira (8), o nível da Lagoa dos Patos em Pelotas estava registrado em 2,10 metros.

Plotas lagoa dos patos mapa google – agoranovale-lajeado

Em face da iminência de fortes chuvas e enchentes, os moradores de Pelotas estão deixando áreas de risco identificadas pela Defesa Civil. A Prefeitura mapeou várias regiões vulneráveis, como Colônia Z3, Laranjal, Pontal da Barra, partes do Centro e do Porto, Simões Lopes, Charqueadas e Vila Assunção.

Embora o nível da Lagoa dos Patos tenha apresentado uma ligeira queda em relação à noite anterior, as mudanças na direção do vento a partir da noite de quarta-feira podem agravar a situação.

Mais de 400 pessoas já foram abrigadas em quatro abrigos municipais, e estão previstos mais três abrigos, incluindo um para famílias com membros com deficiência.

Além disso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a única na cidade, está localizada em uma área de risco e suspendeu os atendimentos nesta quarta-feira. A partir de quinta-feira (9), os serviços serão transferidos para o Campo Saúde da Universidade Católica de Pelotas. As aulas na rede municipal também foram suspensas, pelo menos, até sexta-feira (10).

A Secretaria de Assistência Social está recebendo doações de kits de higiene, colchões, cobertores, lençóis e travesseiros. Roupas não são necessárias no momento. Moradores que precisarem de assistência para retirar móveis podem entrar em contato pelo telefone 153.

As autoridades locais enfatizam a importância de seguir as orientações e evacuar as áreas de risco, a fim de evitar tragédias, como as ocorridas em outras regiões afetadas pelas fortes chuvas nos últimos dias.

The post Previsões trazem medo para população da região Sul do Estado appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.