O Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos (Labcet) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com matrículas abertas para o Curso de Manutenção em Motores Veiculares e Estacionários, de Automóveis, Motocicletas e Geradores, que será ministrado no Campus de Florianópolis. As aulas vão de segunda a sexta-feira, durante duas semanas, de 19 a 30 de maio, das 18h30 às 21h45. Em todos os encontros haverá pausa para lanche, oferecido pela organização do curso, com café, refrigerante, água, pães, frutas e biscoitos. As matrículas estão abertas.
Popularmente conhecido como Curso de Motores da UFSC, o programa está aberto à comunidade interna e externa à Universidade, principalmente aos interessados nas ciências relacionadas às máquinas térmicas e sua manutenção. As inscrições são pagas, mas há possibilidade de isenção parcial ou total da cobrança para alunos que se apresentarem como carentes – como aqueles inscritos no CAD Único. O curso será ministrado no Labcet, no Centro Tecnológico (CTC), no bairro Trindade.
O curso tem total de 40 horas/aula e dá direito a certificado válido em todo território nacional. O valor da inscrição é R$ 350,00, para pagamento à vista, ou R$385,00 para pagamento em duas vezes. Para mais detalhes sobre o pagamento, acesse o site da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc).
Atividades práticas
O curso de manutenção em motores apresenta a contextualização histórica de máquinas térmicas, a noção teórica dos conceitos e fenômenos que definem estas máquinas, abordando classificação dos seus componentes principais e sua subdivisão em sistemas. Este método visa facilitar o entendimento dos alunos, e se propõe a ser uma ferramenta para facilitar a compreensão sobre as diferenças entre os diversos tipos de motores. Além disso, serão abordados tópicos sobre termodinâmica, fluidodinâmica e mecânica dos sólidos que são à base da ciência dos motores a combustão interna.
A maior parte do curso está reservada às atividades práticas. Nesta etapa o aluno terá condições de familiarizar-se com os inúmeros componentes do motor, através da desmontagem, limpeza das peças e remontagem do motor para funcionamento pleno. Esta etapa permite ao aluno entender como as pequenas peças trabalham para formar o conjunto motor a combustão interna. Para complementar serão realizados os ajustes para que o motor seja posto em funcionamento e a partir daí, realizadas as regulagens. Assim surge a oportunidade de interatividade entre os alunos e a máquina, onde será possível entender como as peças se complementam numa “magnífica máquina térmica”, conforme texto produzido pelo Labtec.
Informações sobre o curso: [email protected]
Informações sobre a inscrição: [email protected] – (48) 3231-4440 / 3231-4442.