Atendimentos seguem normalmente no Trauma

Siga @radiopiranhas

Os atendimentos realizados no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, estão sendo realizados normalmente após o princípio de incêndio registrado na unidade no último domingo (11). Como medida preventiva, 72 pacientes foram transferidos para outras unidades hospitalares da Região Metropolitana, com o apoio das redes estadual e municipal de saúde.

Desde dezembro de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) vem investindo R$ 3,2 milhões na modernização da parte elétrica e no reforço do sistema de proteção contra incêndios, reafirmando o compromisso com a segurança e eficiência das instalações. Em nota oficial divulgada, ontem, a SES-PB informou que foi instaurado um comitê para acompanhar tanto a obra em andamento quanto a situação ocorrida na sala de curativos da instituição.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Ari Reis, além da imediata instalação do comitê, a obra também deve ser agilizada. “Nós vamos acelerar o cronograma dessa obra para entregar, até final de agosto, não só a reforma estrutural, mas também a reforma de toda a parte elétrica do hospital. Além disso, ainda determinamos a imediata substituição da climatização central do hospital, o que vai fortalecer medidas preventivas e corretivas para que esse e outros danos não ocorram na unidade”, destacou.

De acordo com a secretaria, o princípio de incêndio foi prontamente controlado pela equipe de segurança e apoio técnico, sem registro de feridos. Os pacientes transferidos continuam recebendo assistência adequada nas unidades para as quais foram realocados, e o atendimento de urgência e emergência segue, normalmente, na unidade, assim como os serviços ambulatoriais.

Ontem, a situação já havia sido controlada e os pacientes já estavam retornando à unidade. “Não tivemos intercorrência com nenhum paciente, nenhuma vítima fatal. Os pacientes estão retornando ao hospital à medida em que essas áreas afetadas pela fuligem e pela fumaça estão sendo liberadas”, explicou o secretário Ari Reis. Em nota, a SES-PB reafirmou a prioridade com a segurança de pacientes, acompanhantes e colaboradores. Ainda segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as causas do incidente estão sendo apuradas.

O Corpo de Bombeiros irá realizar a perícia no local e o laudo final sai no prazo de até 30 dias. Além disso, todas as medidas de segurança foram realizadas de maneira a garantir o pleno funcionamento da unidade. “Toda a equipe do Governo está empenhada em solucionar o problema e prevenir que isso não aconteça mais, não só na unidade de João Pessoa como também em todas as unidades administradas pela Secretaria de Saúde”, afirmou Ari Reis.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de maio de 2025.

source
Fonte

A União

Adicionar aos favoritos o Link permanente.