O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul desde essa quarta-feira já provocou estragos em 16 municípios, segundo dados da Defesa Civil. Santa Maria, uma dos mais prejudicados, relatou destelhamentos e alagamentos em 15 bairros.
Santa Maria também teve problemas em pelo menos três escolas. As instituições foram fechadas por causa da chuva. Além disso, unidades de saúde também paralisaram as atividades.
Em Soledade, a Defesa Civil relatou danos no telhado de cerca de 100 casas. Há casas sem energia elétrica. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil entregou lonas e apoiou a desobstrução de vias.
Já no município de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, o muro de uma escola caiu. A cidade ainda teve alagamentos pontuais e a prefeitura local foi obrigada a realizar a limpeza de parte do sistema de escoamento.
Em Porto Alegre, a chuva provocou alagamentos, principalmente na zona Sul. Em alguns locais, o tráfego de veículos ficou impraticável. Nas primeiras horas da manhã, houve transtorno no trânsito por conta de sinaleiras fora de funcionamento e até mesmo por conta de queda de árvores.
Lista de municípios atingidos
1. Alegrete reportou danos no telhado de uma escola municipal, árvores caídas e cerca de 20 residências com danos nos telhados. Pavilhão do Instituto Farroupilha e Sindicato dos Trabalhadores Rurais com danos.
2. Cachoeira do Sul transbordo de Rio. Coordenadoria Municipal apoiou a retirada de duas pessoas de área de risco.
3. Charqueadas reportou queda de fiação de energia elétrica e interrupção de vias.
4. Encruzilhada do Sul informou estar monitorando 26 residências em área de risco nas margens do Arroio Lava Pés. A coordenadoria municipal de Proteção e Defesa Civil entregou lonas, fez vistoria de engenharia e encaminhou 8 desalojados para a casa de familiares.
5. Lagõao reportou pontos de alagamento em estradas do interior.
6. Lavras do Sul reportou cinco casas com danos nos telhados. Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil já está prestando apoio aos afetados.
7. Novo Cabrais foi informado pelo coordenador regional um bloqueio da BR 287 em razão de danos na rodovia.
8. Rio Pardo informou alagamentos pontuais e atendimento (entrega de lonas e retiradas de famílias de áreas de risco).
9. Santa Cruz do Sul reportou alguns danos em residências. Coordenador municipal atendendo famílias afetadas e entregando lonas.
10. Santa Maria reportou destelhamentos e alagamentos em 15 bairros. Queda de um muro da escola Medianeira. Coordenador Municipal entregou lonas e auxiliou na remoção de 6 famílias de áreas de risco.
11. São Pedro do Sul balsa do Passo de Clara não está operando.
12. Soledade danos no telhado de cerca de 100 casas. Obstrução de vias e residências sem energia elétrica. Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil entregou lonas e apoiou a desobstrução de vias.
13. Tapes reportou alagamentos pontuais. Aguardando mais dados.
14. Taquari danos em duas residências e queda de três árvores.
15. Triunfo danos em cerca de 20 residências. Um asilo foi danificado e os idosos foram removidos pelos Bombeiros para um abrigo. Foram entregues lonas.
16. Uruguaiana reportou queda do muro de uma escola, alagamentos pontuais. Foi realizada limpeza de parte do sistema de escoamento da cidade.