Na tarde desta quarta-feira, 7 de maio de 2025, a chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, emitiu fumaça preta, indicando que a primeira votação do conclave não resultou na eleição do novo papa. Este sinal tradicional comunica ao público que nenhum dos candidatos alcançou os dois terços dos votos necessários para ser eleito pontífice. UOL Notícias+1Gazeta do Povo+1
O conclave, iniciado hoje, reúne 133 cardeais eleitores de todo o mundo, que permanecerão em isolamento até que um novo líder da Igreja Católica seja escolhido. Este processo segue os ritos estabelecidos pela constituição apostólica Universi Dominici Gregis.
Para esta quinta-feira, 8 de maio, estão previstas até quatro votações, duas pela manhã e duas à tarde. A fumaça branca, sinalizando a eleição de um novo papa, será emitida ao final de qualquer votação que resulte em consenso.
Entre os nomes considerados favoritos para suceder o Papa Francisco estão o cardeal Pietro Parolin, atual Secretário de Estado do Vaticano, e outros como os cardeais Jean-Marc Aveline, de Marselha, e Luis Antonio Tagle, das Filipinas. Analistas destacam a diversidade geográfica e ideológica entre os eleitores, o que pode influenciar na duração do conclave.
A expectativa é que o novo papa seja anunciado nos próximos dias, dependendo do ritmo das votações e da convergência entre os cardeais. Até lá, o mundo acompanha atentamente os sinais emitidos pela chaminé da Capela Sistina.
The post Primeira votação do Conclave tem fumaça preta: acordo para novo Papa não sai ainda appeared first on Agora No Vale.