A Polícia Civil de Santa Catarina realizou nesta terça-feira (6) a operação “Queda da Torre”, que resultou na prisão de líderes de facção criminosa e advogados envolvidos no esquema. A ação foi realizada em 13 cidades de Santa Catarina, Paraná e Alagoas, com a mobilização de mais de 150 policiais. Ao todo, foram cumpridos 36 mandados judiciais, sendo 28 de busca e apreensão e 8 de prisão preventiva.
Segundo a Delegacia de Combate às Drogas (DECOD/DIC de Itajaí), a investigação identificou os principais integrantes do conselho da facção, responsável por decisões estratégicas e repasse de ordens a criminosos em todo o Estado. As prisões ocorreram em Camboriú, Joinville, Guatambu, Palhoça e São Cristóvão do Sul. Três advogados também foram alvo da operação, suspeitos de atuar como mensageiros entre detentos e membros em liberdade.
Um dos advogados é investigado por envolvimento direto com o grupo, inclusive com suspeita de ter sido “batizado” na facção. Ele teria ligação com atividades financeiras e guarda de armamento. A operação contou com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, unidades da DEIC, DPGF, DIPC, diversas delegacias regionais e forças policiais do Paraná e de Alagoas.