Morador de Correia Pinto consegue fazer cirurgia após liminar pleiteada pelo MP

O seu Fermino esperou seis meses por uma cirurgia do SUS para retirar uma hérnia incisional. Durante esse período, ele conviveu com um inchaço no abdômen e outros sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida. Então, ele procurou o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que ingressou com uma ação civil com pedido de urgência para a realização do procedimento.

Menos de uma semana depois, o aposentado de 78 anos foi operado no hospital Tereza Ramos, em Lages, e agora está se recuperando em casa com a família, em Correia Pinto. “Estou feliz porque me livrei daquele sofrimento e espero nunca mais passar por uma situação parecida. Foram meses de muita dor. Só tenho que agradecer ao Ministério Público e à equipe médica”, diz ele.

O Promotor de Justiça da Comarca de Correio Pinto, Marcus Vinícius dos Santos, lembra do exato momento em que o aposentado entrou na sua sala com familiares. “Vi na hora que ele não podia mais esperar pelo procedimento e iniciei os trâmites para que tudo fosse agilizado o mais rápido possível. Na sequência, o responsável técnico pela regulação na região reavaliou a documentação do paciente e reconheceu sua prioridade, ajudando a garantir o cumprimento da decisão com rapidez. A notícia de que a recuperação está sendo boa me deixa muito feliz”, relata.

O seu Fermino desenvolveu a hérnia incisional no abdômen em outubro do ano passado, após uma operação para a retirada da vesícula. Então, ele passou a ir com frequência aos serviços emergenciais de saúde em busca de ajuda e entrou na fila das cirurgias eletivas. Porém, o quadro foi piorando gradativamente, até que não deu mais para esperar.

O genro Samuel diz que a família chegou a cogitar um procedimento particular, mas que os altos custos impediram o avanço das tratativas. “Estávamos desesperados, mas depois que procuramos o Ministério Público as coisas andaram rápido, e felizmente ele já voltou ao nosso convívio e está se recuperando muito bem”, diz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.