A Prefeitura de Paverama, no Vale do Taquari, decretou situação de emergência em saúde pública nesta segunda-feira (29) devido ao aumento expressivo dos casos de dengue no município. Segundo o decreto, assinado pela prefeita Michele Caroline de Vargas, já foram confirmados 75 casos da doença em 2025, número que ultrapassa os 68 registrados durante todo o ano de 2024.
A maioria das infecções atuais está relacionada ao sorotipo 2 da dengue, considerado mais agressivo e com maior risco de complicações, como dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue.
Com validade de 180 dias, o decreto permite ao município adotar medidas emergenciais, como:
- Dispensa de licitação para aquisição de insumos e serviços relacionados ao combate ao surto;
- Requisição de bens e serviços de pessoas físicas ou jurídicas, com indenização posterior;
- Realização de visitas obrigatórias a imóveis públicos e privados para eliminação de criadouros do mosquito;
- Acesso forçado a imóveis fechados ou abandonados, com apoio policial, quando necessário.
O objetivo da medida é conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor também dos vírus da zika e chikungunya, e reduzir os índices de transmissão da doença na cidade.
A prefeitura de Paverama reforça a necessidade da colaboração da população, pedindo atenção especial à eliminação de objetos e recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o vetor da dengue.
The post Paverama decreta emergência em saúde pública após casos de dengue superarem todo o ano de 2024 appeared first on Agora No Vale.