Vaticano encerra velório do papa Francisco, e número de fiéis presentes chega a 250 mil

Chegou ao fim, nesta sexta-feira (25), o velório público do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia de despedida se encerrou por volta das 19h no horário local (14h em Brasília), marcando o último dos três dias em que fiéis puderam prestar homenagens ao pontífice.

Segundo dados divulgados pelo Vaticano, aproximadamente 250 mil pessoas passaram pela basílica ao longo desse período. Fieis de diversas partes do mundo enfrentaram longas filas para se despedir do líder da Igreja Católica.

Lula no velório

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve, nesta sexta-feira (25), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para prestar homenagem ao papa Francisco, que morreu na segunda-feira (21).

Lula estava acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, da ex-presidente Dilma Roussef, do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do presidente da Câmara, Hugo Motta, além de outros ministros de Estado e parlamentares que compõem a comitiva presidencial brasileira.

“Eu e Janja estivemos há pouco em comitiva na Basílica de São Pedro, em Roma, na nossa primeira despedida ao papa Francisco, compartilhando a emoção e a devoção com todos que vieram prestar as merecidas homenagens ao Santo Padre”, escreveu o presidente Lula.

A comitiva desembarcou nesta sexta-feira em Roma, para participar do funeral do papa Francisco, marcado para este sábado (26).

Cerimônia de funeral será neste sábado

O funeral do Papa Francisco será realizado na manhã deste sábado (26), às 5h no horário de Brasília (10h em Roma), também na Basílica de São Pedro. A cerimônia será presidida pelo cardeal Giovanni Battista, conforme informado pelo Vaticano.

Após a celebração da Santa Missa Exequial, o corpo do papa será trasladado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado.

O funeral contará com a presença de cerca de 130 delegações internacionais, incluindo 50 chefes de Estado e 10 monarcas em exercício. Entre os confirmados estão o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama Janja, o presidente da Argentina, Javier Milei, e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Diante do grande número de autoridades presentes, o Vaticano está organizando um robusto esquema de segurança para garantir a tranquilidade da cerimônia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.