Governo de MS determina buscas por onça que matou caseiro no Pantanal

Equipes do governo de Mato Grosso do Sul estão mobilizadas na busca pela onça-pintada que atacou e matou Jorge Avalo, de 60 anos, no Pantanal de Aquidauana. A operação, que conta com o apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA) e do pesquisador Gediendson Ribeiro de Araújo, especialista em manejo de onças-pintadas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), busca capturar o animal e levá-lo ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande.

Dez policiais da PMA participam da ação, que inclui a instalação de mais de dez armadilhas na região conhecida como “Touro Morto”. De acordo com o comandante da PMA, José Carlos Rodrigues, as chances de capturar a onça responsável pelo ataque são altas, já que o animal tem comportamento territorialista e já retornou ao local do crime. “Pelo porte físico, já sabemos que se trata de um macho. Existem outras onças na área, mas algumas são fêmeas, o que ajuda na identificação do autor do ataque”, explicou.

Jorge Avalo trabalhava como caseiro em um pesqueiro nas margens do rio Miranda. Ele foi atacado na manhã de segunda-feira (21). No dia seguinte, a PMA encontrou partes de seu corpo próximas a pegadas da onça. Outras partes foram localizadas em uma toca do animal, cerca de 300 metros mata adentro. A família da vítima informou que não houve velório. O sepultamento ocorreu nesta quarta-feira (23), em Anastácio (MS).

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) confirmou, por meio de nota, que a captura da onça visa garantir a segurança da população local e permitir a avaliação comportamental do animal no Cras.

O aumento do nível dos rios, causado pelas fortes chuvas na região, tem dificultado as buscas, realizadas com apoio de helicópteros e drones. A identificação exata da onça é considerada essencial para confirmar o ataque e definir os próximos passos da operação.

Apesar da gravidade do caso, especialistas ressaltam que ataques de onças a humanos são extremamente raros e, geralmente, ocorrem por motivos de defesa ou surpresa.

The post Governo de MS determina buscas por onça que matou caseiro no Pantanal appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.