Conclave: catarinense que participará da escolha do novo papa viaja para Roma

Imagem mostra Dom Jaime Spengler, de óculos, com camisa branco e blazer preto, concedendo uma entrevista. Ele é um dos brasileiros a participar da escola do novo papa

Dom Jaime Spengler vai participar da escolha do novo papa- Foto: Reprodução/Canção Nova Roma/ND

O catarinense Dom Jaime Spengler, de 64 anos, faz parte da lista dos sete cardeais brasileiros que vão participar do conclave, ou seja, da escolha do novo papa.

Dom Jaime é natural de Gaspar, no Vale do Itajaí, e é atualmente arcebispo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele também é presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Em dezembro de 2024, Dom Jaime foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco.

Dom Jaime lembra que o principal legado do Papa Francisco foi a linguagem simples para se comunicar. “São marcas de uma riqueza extraordinária e ao mesmo tempo características da simplicidade e da proximidade. Através de uma linguagem simples ele conseguia explicar coisas complexas”.

Escolha do novo papa

Na manhã desta terça-feira (22), o religioso embarcou para Roma. Dom Jaime Spengler está a caminho do Vaticano, onde vai participar do velório e outros rituais fúnebres de Papa Francisco, além da escolha do novo papa.

Ele reforça o papel dos fieis neste momento de luto para a igreja católica. “Se a certeza da morte nos entristece, a certeza da vida nos alegra. Para aqueles que creem a vida não é tirada e sim transformada. Assim nós rezamos e assim nós cremos. A vida dos justos está nas mãos de Deus e certamente o Papa Francisco pode sim ser considerado um justo”, comentou.

Veja o momento em que Dom Jaime embarcou para Roma

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Arquidiocese de Porto Alegre (@arquipoamais)

Dom Jaime não quer o título de papa

Apesar de ser citado como possível candidato, Dom Jaime declarou que não tem intenção de se tornar papa, e sim de “retornar para casa o quanto antes” após o conclave.

Atualmente, 120 cardeais votam na escolha do novo papa. Para ser eleito, o candidato precisa somar dois terços dos votos. O Colégio de Cardeais se reúne na Capela Sistina para votar e não há um prazo para que a escolha seja feita.

Quando o novo papa é escolhido, o público é informado mediante uma fumaça branca que sai da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano. O limite de idade para que os cardeais possam votar na eleição é 80 anos. Atualmente, há 222 cardeais com idade apta para votação.

Morte do papa Francisco

O mundo se despede de um dos líderes religiosos mais influentes da história moderna. Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires, Argentina, morreu na segunda-feira (21), aos 88 anos, em Roma.

Ele foi o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a assumir o pontificado, marcando seu papado com um estilo simples e comprometido com os mais necessitados.

A imagem mostra o Papa Francisco no Santuário de Fátima em Portugal em 2023

Papa Francisco no Santuário de Fátima em Portugal em 2023 – Foto: Divulgação/Santuário de Fátima/ND

Funeral do Papa Francisco

Segundo o Vaticano, o corpo do Papa Francisco foi colocado no caixão na segunda-feira (21), às 15h, em uma cerimônia reservada na capela da residência Santa Marta, onde o pontífice vivia. O rito será conduzido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Romana.

Papa Francisco teve morte

1
2

Papa Francisco teve morte “discreta e quase repentina”, diz Vaticano – Vatican News/YouTube/ND

Fiéis poderão visitar caixão do Papa Francisco até o funeral, no sábado (26) - Vatican News/YouTube/ND

2
2

Fiéis poderão visitar caixão do Papa Francisco até o funeral, no sábado (26) – Vatican News/YouTube/ND

Atendendo o pedido feito em vida, Francisco ordenou que os rituais fúnebres fossem simplificados. O corpo será acomodado em um caixão simples de madeira, revestido com zinco, e ficará com a tampa aberta para a despedida dos fiéis.

A partir desta terça-feira (22), o corpo do pontífice será exposto por três dias na Basílica de São Pedro, onde fiéis poderão prestar as últimas homenagens. Pela tradição, o funeral papal ocorre seis dias após a morte e é presidido pelo decano do Colégio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.