Siga @radiopiranhas
A Paraíba teve um crescimento de 18,62% na renda do trabalho em 2024, colocando o estado entre os quatro com maior avanço no país, segundo estudo da FGV Social. O dado, extraído da Pnad Contínua do IBGE, reforça a tendência nacional de redução da desigualdade, especialmente entre os mais pobres.
O Nordeste liderou o crescimento de renda no país, com aumento de 13%, quase o dobro da média nacional (7,1%). Estados como Sergipe (32,47%), Pernambuco (19,78%) e Bahia (19,42%) também estão entre os maiores crescimentos, com a Paraíba na quarta colocação.
O levantamento mostra que a renda do trabalho da população mais pobre do Brasil subiu 10,7%, ritmo 50% superior ao dos 10% mais ricos (6,7%). A melhora foi impulsionada por políticas como a Regra de Proteção do Bolsa Família, que garante parte do benefício mesmo após inserção no mercado formal, e pela geração de empregos com carteira assinada.
Além da renda, a pesquisa também aponta avanço na escolaridade e queda histórica no desemprego, que fechou o ano em 6,6%. Grupos historicamente marginalizados, como pessoas sem instrução, negros e mulheres, foram os que mais avançaram.
Para o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, os resultados mostram que o Brasil viveu um “ano de prosperidade do trabalhador e redução expressiva da desigualdade”, com a região Nordeste como protagonista na retomada do crescimento com inclusão social.
@politicaetc
source