
Papa Francisco esteve em Manguinhos em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude. Moradores de Manguinhos relembram visita do Papa Francisco
As gêmeas Yasmin e Sophia Araújo relembram com carinho do momento em que foram abençoadas pelo papa Francisco na visita que ele fez à comunidade de Varginha, em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O pontífice, que morreu nesta segunda-feira (21), estava na cidade por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em 2013.
“Ficam várias memórias boas sobre ele ter nos abençoado”, afirmou Yasmin Araújo, que tem 11 anos atualmente.
A menina, que mantém a vida religiosa, ainda se emociona ao lembrar do momento.
“Depois que ele nos abençoou, várias bençãos aconteceram nas nossas vidas”, afirmou Yasmin Araújo, atualmente com 11 anos.
A menina destaca que a vida da família melhorou pelo trabalho e com a força da bênção do pontífice. O pai das crianças relembra o momento que o papa chegou perto das crianças.
“Eu lembro como se fosse hoje. O momento que ele chegou próximo a elas, era como se tivesse paralisado: parou o tempo e criou-se uma paz”, disse Jailson Ricardo da Silva.
E completou:
“É um legado muito grande que ele vai deixar para todos nós. Ele trouxe a igreja e uniu aquilo que o catolicismo estava perdendo, que é a junção entre o Vaticano e a população. E ele trouxe isso por meio de humildade e simplicidade dele”, destacou.
Yasmin e Sophia, gêmeas abençoadas pelo papa Francisco atualmente e em 2013, em visita do pontífice a comunidade de Manguinhos
Reprodução/ TV Globo
LEIA MAIS:
Francisco levou 3,7 milhões a Copacabana na 1ª viagem do papado
Veja imagens do papa Francisco no Rio: ‘Deus quis que fosse minha 1ª viagem’
Conclave, como a Igreja Católica escolhe um novo papa
As casas foram enfeitadas e o pontífice ganhou um colar de flores. Ele visitou a Igreja de São Jerônimo Emiliano, que fica na comunidade, e abençoou o altar.
Além das gêmeas, outras crianças o surpreenderam. Ele ganhou uma faixa do San Lorenzo, time do coração pelo qual torcia.
Mariana também era bebê e foi abençoada pelo papa. Ela entrou na casa onde Francisco estava pela janela.
“Eles pararam nas minhas primas gêmeas. Depois fomos atrás dele. Não tinha como entrar na casa. O vizinho a pegou, pulou a janela e a colocou dentro da casa. Aí ele viu e a pegou no colo. Foi um privilégio e uma bênção muito grande”, afirmou a cozinheira Glória Regina de Araújo, mãe de Mariana.
Na época, em 2013, o papa ouviu os moradores, que denunciaram o descaso com serviços públicos na comunidade.
“Não deixem que se apague a esperança. A realidade pode mudar. O homem pode mudar. Procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem”, afirmou o papa Francisco em um discurso aos moradores.
Mariana no colo do papa, em 2013, e atualmente.
Reprodução/ TV Globo
Morte do papa
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano.
O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado 38 dias internado. Ele morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde vivia desde sua eleição em 2013.