

Produtos de limpeza não devem ser misturados, mesmo que pareçam inofensivos – Foto: Freepik/ND
Muitas vezes, na busca por uma limpeza mais profunda, acredita-se que um único produto não é suficiente, levando ao uso de misturas caseiras.
Porém, essa prática é perigosa e deve ser evitada, pois alguns produtos, quando combinados, podem liberar gases tóxicos prejudiciais à saúde humana.
Produtos de limpeza não devem ser misturados

Misturar produtos de limpeza pode causar reações tóxicas – Foto: Freepik/ND
Confira, a seguir, quais produtos de limpeza não devem ser misturados para evitar riscos à saúde, segundo a TG Services, empresa especializada em serviços de limpeza:
- Água sanitária + vinagre: essa combinação libera gás cloro, uma substância tóxica que, mesmo em níveis baixos, causa tosse, problemas respiratórios e irritação nos olhos;
- Bicarbonato de sódio + vinagre: a reação entre esses dois produtos produz principalmente água e gás carbônico. Além de neutralizar a eficácia de limpeza, se a mistura for feita em um recipiente fechado, o acúmulo de gás pode causar uma explosão.
- Água Sanitária + amônia: essa mistura produz cloramina, um gás tóxico que causa sintomas semelhantes ao gás cloro, incluindo falta de ar e dor no peito. Muitos limpadores de vidro contêm amônia;
- Desentupidor de ralo + outro desentupidor: nunca misture diferentes desentupidores ou use um logo após o outro. Suas fórmulas são potentes e a combinação pode gerar uma reação violenta, inclusive com risco de explosão. Siga sempre as instruções da embalagem;
- Água sanitária + álcool: a mistura de água sanitária com álcool (etílico ou isopropílico) pode gerar compostos tóxicos e irritantes, como o clorofórmio. A regra, segundo a TG Services, é nunca misturar água sanitária com nada além de água pura.
Segurança

Se a intenção é limpar melhor, o cuidado precisa vir primeiro. Produtos de limpeza não devem ser misturados – Foto: Freepik/ND
A TG Services recomenda sempre ler atentamente os rótulos dos produtos de limpeza antes de usá-los e nunca os misture na tentativa de criar uma solução “mais forte”.
Usar cada produto individualmente, conforme as instruções do fabricante, é a forma mais segura e eficaz de realizar a limpeza e evitar acidentes graves.