

Espetáculos encenando a Paixão de Cristo ocorrem em várias cidades do Litoral Norte catarinense – Foto: Divulgação PMBC/ND
Além de ser feriado nacional, a Sexta-feira Santa é uma data significativa para religiosos de todo o mundo. Nela, relembra-se a Paixão de Cristo (crucificação e morte de Jesus Cristo), levando fiéis a um dia de intensa oração e reflexão.
Neste ano, a data ocorre nesta sexta-feira (18). Em muitas cidades, já é tradição encenar o evento canônico. Teatros que representam a via sacra atraem fiéis também em cidades do Litoral Norte catarinense.
O ND Mais reuniu a programação gratuita em cidades como Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itapema, Penha e Porto Belo. Acompanhe:
Balneário Camboriú
A encenação “Cristo Vive” ocorre a partir das 18h, Complexo Turístico Cristo Luz. O evento, que marca há mais de 50 anos a Semana Santa em Balneário Camboriú, é gratuito e promete reunir milhares de fiéis e visitantes.
A programação começa com a concentração dos participantes no viaduto Zeferino Pretto, na rua Indonésia, no bairro das Nações, de onde todos sairão em peregrinação até o Cristo Luz.

Cristo Vive deve reunir 5 mil fiéis em Balneário Camboriú – Foto: Divulgação PMBC/ND
Lá, será apresentada a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, com a participação de cerca de 70 artistas locais. A organização recomenda que todos levem velas, como símbolo de luz e fé, para iluminar o caminho da peregrinação.
Realizado pela Secretaria de Turismo, Fundação Cultural e Complexo Turístico Cristo Luz, o evento tem parceria com a Paróquia São Sebastião (comunidade São Francisco). A expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas participem da celebração.
Balneário Piçarras

Fiéis deverão levar 1kg de alimento para assistiram à Paixão de Cristo em Piçarras – Foto: Giro Urbano/ND
Às 20h, a Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras apresenta a tradicional peça teatral “Paixão de Cristo – vida, morte e ressureição de Jesus”, no Centro de Eventos (bairro Santo Antônio).
O espetáculo é realizado pela Associação Teatral Filhos de Santo Antônio e terá cenas no chão como via sacra e crucificação, com inovação neste ano com cenários de LED, além de luzes, efeitos cênicos e sonorização de alta qualidade.
A peça tem cenas impactantes como “Sermão da Montanha”, “Santa Ceia”, “Traição de Judas”, “Crucificação” e “Ressurreição”. Para prestigiar, basta levar 1kg de alimento não perecível, que será doado para instituições sem fins lucrativos.
Bombinhas

Cidade de Bombinhas também contará com peregrinação da Paixão de Cristo – Foto: Daniela Bambinetti/Prefeitura de Bombinhas
A Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que engloba sete comunidades de Bombinhas, realiza pela nona vez a Encenação da Paixão de Cristo, a partir das 18h.
Os personagens são representados por fiéis da comunidade, que são acompanhados em procissão por moradores e turistas por 14 estações.
O início da encenação e saída do cortejo será na Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição (rua Flamingo, nº 150, bairro de Bombas).
O teatro segue pela rua Martim Pescador, entra na Av. Leopoldo Zarling e culmina com a crucificação na Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada ao lado do Cemitério Municipal, entre as praias de Bombas e Bombinhas.
Camboriú

Teatro em Camboriú ocorrerá na praça da igreja Matriz, no Centro – Foto: Divulgação Prefeitura de Camboriú/ND
A Fundação Cultural de Camboriú vai promover o espetáculo “A Paixão de Cristo”, na Praça das Figueiras. A abertura será às 20h e a peça inicia às 21h, contando com duração de 1h20.
Com um elenco formado por cerca de 30 artistas diretamente envolvidos e o apoio de mais 35 a 40 pessoas nos bastidores, a apresentação é realizada pela Igreja MANG de Camboriú.
Itajaí
Em Itajaí, o teatro será na capela Nossa Senhora do Carmo (rua Vereador Germano Luiz Vieira), no km 12, a partir das 18h. O espetáculo é organizado pela Paróquia São Pedro, em conjunto com as capelas que fazem parte da comunidade.
Em ambientes e cenários diferentes, o público vai acompanhar 12 cenas feitas por cerca de 60 pessoas. Os atores são integrantes da comunidade e ensaiam para o teatro desde janeiro.
Itapema
A tradicional encenação da Paixão de Cristo em Itapema, que chega à sua 22ª edição e já faz parte do calendário cultural da cidade, inicia às 21h na Arena Itapema Viva o Futuro, montada na Praia Central, ao lado da Ponte dos Suspiros.
O evento integra a abertura da programação de aniversário do município, que completa 63 anos de emancipação político-administrativa na segunda-feira (21).
Penha

Penha também será palco de encenação móvel – Foto: Divulgação Prefeitura de Penha/ND
Em Penha, a encenação começa às 19h30 e se estende pelos arredores da Prefeitura Municipal e da praça da Paróquia Nossa Senhora da Penha (Igreja Matriz).
A iniciativa é promovida pela Associação Folclórica de Itapocorói, com o apoio da Fundação Municipal Cultural Picucho Santos, e reúne cerca de 35 participantes — entre atores voluntários, moradores da comunidade e apaixonados pela cultura popular.
A apresentação teatral promete durar cerca de uma hora. O espetáculo começa logo após a celebração da missa, com a prisão e julgamento de Jesus encenados em frente ao paço municipal.
Em seguida, o público acompanhará os passos de Cristo pela praça, vivenciando momentos marcantes como o encontro com Verônica, até a impactante cena da crucificação, em frente à Igreja Matriz.
Porto Belo

Em Porto Belo, teatro ocorre pelo nono ano – Foto: Divulgação Prefeitura de Porto Belo/ND
A encenação da Paixão de Cristo em Porto Belo ocorrerá na Praça da Bandeira, a partir das 21h, logo após a tradicional procissão das Cruzes. A apresentação é gratuita e aberta ao público.
Organizada pela Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, com o apoio da Fundação Municipal da Cultura, a encenação contará com a participação de dezenas de moradores que vem se reunindo há semanas para ensaiar cada detalhe.