Morro dos Cavalos: Alesc aprova pedido de audiência com Lula para discutir túneis

Agora é oficial: os deputados estaduais de Santa Catarina vão pedir uma audiência com o presidente Lula (PT) para demonstrar pessoalmente a necessidade de uma solução imediata para os problemas do trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis. A moção foi apresentada pela bancada do Sul do Estado na noite de terça-feira e aprovada em plenário na sessão desta quarta-feira.

Presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia também integra a bancada regional do Sul do Estado – Foto: Bruno Collaço/Agência AL/ND

No documento, os deputados destacam que o acidente ocorrido na região no último domingo, quando um caminhão carregado com etanol tombou e pegou fogo, deixando cinco pessoas feridas e mais de 20 veículos incendiados, evidencia a periculosidade do trecho, que há anos espera pela construção de dois túneis. A obra chegou a ser licitada em 2016, mas não avançou por falta de recursos. O custo estimado é de R$ 1 bilhão.

A votação unânime foi costurada desde a véspera, quando uma reunião extraordinária da bancada do Sul definiu o texto elencando os motivos para o pedido de audiência com o presidente da República. Levada ao presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD) – que integra o bloco sulista – a moção foi levada a plenário já com acordo e sem restrições por parte da bancada de apoio ao governador Jorginho Mello.

Deputados articulam encontro sobre Morro dos Cavalos

Pela manhã, em café com jornalistas, o secretário Kennedy Nunes (PL), da Casa Civil, afirmou que o governo estadual não se opõe à participação do parlamento estadual no diálogo com o Palácio do Planalto. Ainda pela manhã, a bancada da Grande Florianópolis decidiu também se somar ao pleito.

Deputados com trânsito junto ao governo federal, como Mauro de Nadal (MDB) e Marquito (PSOL), vão articular para viabilizar o encontro com o presidente da República. No momento, Lula está em Tegucigalpa, capital de Honduras, onde participa da 9ª Cúpula de Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.