Projeto de conscientização do CAU é lançado no Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, o Colégio de Aplicação (CAU) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) lançou, nesta segunda-feira (7) o projeto de conscientização Multiplicadores da Paz.

A iniciativa envolve alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e visa alertar a comunidade escolar e a sociedade sobre a importância de combater o bullying e outras formas de violência.

O projeto será desenvolvido ao longo de todo o ano e terá o apoio de profissionais de diferentes áreas na realização das atividades. 

A diretora do CAU Itajaí, professora Arlete Steil Kumm disse que o bullying pode ter graves consequências, por isso a intenção é abordar o problema de forma multidisciplinar. 

“Para isso, teremos a participação de profissionais de psicologia para abordar a saúde mental e emocional das vítimas, profissionais da área jurídica para falar sobre as questões legais e a responsabilidade de quem pratica o bullying, além de atividades com os familiares que são fundamentais para que possamos promover a cultura da paz e do respeito”, explica. 

Durante o lançamento do projeto os professores apresentaram casos de bullying e propuseram aos alunos que assinassem um manifesto pela paz em uma grande bandeira que ficará exposta no CAU. 

A iniciativa terá ainda canais de comunicação para que os alunos possam trazer sugestões para a escola ou relatar casos de bullying e violência.

“Nós escolhemos iniciar o projeto neste 7 de abril por ser uma data emblemática, mas o objetivo é tornar esta pauta cada vez mais frequente dentro do CAU. É um projeto contínuo e que precisa do envolvimento de todos para ser efetivo. Além das atividades com as turmas do Ensino Fundamental no teatro Adelaide Konder, hoje também iniciamos a ação com os alunos do Ensino Médio por meio da distribuição de caixas com jogos de cartas incentivando práticas de paz. A ideia é que todos possam se tornar multiplicadores e entendam, de fato, a importância de combater esse tipo de comportamento”, complementa a diretora.

Fonte: Assessoria Comunicação Univali

Adicionar aos favoritos o Link permanente.