Polícia localizou 90% dos paradeiros

Siga @radiopiranhas

De todas as pessoas consideradas oficialmente desaparecidas na Paraíba, em janeiro e fevereiro deste ano, 90% já foram localizadas. O dado foi divulgado em um levantamento apresentado pela Polícia Civil da Paraíba (PCPB), segundo o qual 130 dos 143 casos de desaparecimento registrados no primeiro bimestre foram solucionados.

A PCPB informa que, desde 2020, tem intensificado o trabalho de localização de pessoas dadas como desaparecidas, orientando suas equipes de investigação a diversificar os métodos de busca para identificar esses paradeiros. A eficiência dos esforços vem sendo atestada nacionalmente: um ranking recentemente publicado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) coloca a Paraíba na quarta posição entre os estados com o maior número de casos de desaparecimento elucidados em janeiro deste ano — 99% das pessoas informadas como desaparecidas em registros de Boletins de Ocorrência (BOs), no período, foram encontradas.

O levantamento também aponta que a maioria desses sumiços envolve cidadãos com transtornos psíquicos. Outras motivações informadas por entrevistados incluem situações de “lazer e diversão”; “alcoolismo e outros vícios”; “relacionamento afetivo”; “sequestros e outros atos violentos”; e “desorientação”.

Unidade de Estatística

O delegado-geral da PCPB, André Rabelo, chama atenção para o trabalho da Unidade de Estatística da instituição, que se encarrega de extrair o máximo de informações possível sobre os desaparecimentos. “Essa equipe faz um verdadeiro ‘raio X’ do cenário: analisa cada BO registrado; faz contatos com familiares e comunicantes do desaparecimento; analisa os motivos do desaparecimento; as cidades onde ocorreram os fatos; os perfis das pessoas, por gênero e idade; o grau de parentesco de quem faz a comunicação do desaparecimento; checa quantos foram localizados e quantos ainda estão sendo procurados”, explica.

“Nos casos em que a própria PCPB não localiza, efetivamente, a pessoa desaparecida, a nossa equipe busca saber, com os familiares dos desaparecidos, como está a situação de cada caso. Esse é mais um serviço que a Polícia Civil oferece à sociedade paraibana”, acrescenta André. Ele ressalta, ainda, que, em muitos casos, quem registrava o BO não informava às autoridades sobre o retorno da pessoa desaparecida, o que afetava o índice oficial de resolução desse tipo de ocorrência.

Serviço on-line

Para acionar as autoridades sobre o desaparecimento de uma pessoa, deve-se dirigir até uma delegacia de polícia ou acessar a Delegacia Online (https://delegaciaonline.pc.pb.gov.br/), onde é possível registrar um BO on-line sobre o caso.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de março de 2025.

source
Fonte

A União

Adicionar aos favoritos o Link permanente.