SC é alvo de ação contra tráfico internacional de cocaína disfarçada em cargas de frango congelado

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20), a Operação Iceberg, com o objetivo de desarticular um esquema de tráfico internacional de cocaína. O grupo investigado utilizava empresas de logística como fachada para ocultar drogas em cargas de alimentos congelados, com destino à exportação a partir de portos catarinenses.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Durante a ação, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, além de 10 mandados de prisão, em diversos estados, incluindo Santa Catarina (Itapoá, Garuva e Rio do Sul), Paraná (Curitiba e Paranaguá) e São Paulo (Sorocaba e Quadra). A Justiça Federal também autorizou o sequestro de veículos, imóveis e o bloqueio de contas bancárias vinculadas aos envolvidos, tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

A investigação

As investigações tiveram início em dezembro de 2022, quando foram apreendidas três grandes cargas de cocaína nos países africanos Líbia, Libéria e Serra Leoa. Em todas as ocorrências, a droga estava oculta em meio a carregamentos de frango congelado exportados pelo porto de Itapoá, em Santa Catarina. A Polícia Federal identificou que membros de uma empresa de logística alimentícia estavam por trás do esquema, ocultando os entorpecentes nas cargas com destino a outros países.

A quadrilha contava com a participação de trabalhadores especializados no carregamento de contêineres e utilizava a logística portuária para movimentar as drogas. Além disso, recrutavam funcionários de outras empresas para expandir o tráfico para portos como o de Paranaguá, no Paraná.

O núcleo financeiro do grupo operava com empresas de fachada e movimentou cerca de R$ 450 milhões entre 2022 e 2024, com pagamentos a envolvidos nos serviços ilícitos. A Polícia Federal destacou que as empresas legítimas de exportação e importação não tinham conhecimento das atividades criminosas.

O esquema causou sérios prejuízos econômicos, incluindo a suspensão de negócios com países africanos. Além disso, dois representantes de uma empresa importadora da Líbia foram presos por tráfico internacional, mas foram liberados após a Polícia Federal esclarecer os fatos à Justiça líbia.

Leia mais

Procon de Blumenau tem novo horário de atendimento; confira

30ª edição da Cãominhada Blumenau acontece em julho e divulga nova identidade visual

Adolescente é ameaçado com arma por vizinho no bairro Progresso, em Blumenau

Participe dos canais do Portal Alexandre José

O post SC é alvo de ação contra tráfico internacional de cocaína disfarçada em cargas de frango congelado apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.