Setor turístico espera ano histórico

Siga @radiopiranhas

Com os crescentes investimentos na expansão da infraestrutura turística da Paraíba — a exemplo da construção de espaços como o Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa, o Centro de Convenções, em Campina Grande, e a Cidade da Astronomia, em Carrapateira —, a previsão dos gestores envolvidos no segmento é que, ainda neste primeiro trimestre de 2025, o estado alcance um índice histórico de visitantes.

Entre os aportes financeiros já aplicados à área, o Banco do Nordeste (BNB) destinou, no ano passado, R$ 527 milhões para incentivar empreendimentos turísticos de todos os portes, o maior investimento da instituição no setor, em todo o país, no período. O montante é 13 vezes maior que o destinado em 2023, quando o turismo paraibano recebeu R$ 40,6 milhões do BNB. Os créditos, de acordo com o banco, foram dedicados a incrementar atividades como hospedagem, transporte, eventos, alimentação e agências de viagem.

Outro dado que embasa a alta expectativa do setor é o fato de que, somente em janeiro deste ano, de acordo com um relatório produzido pela Coordenação de Inteligência de Dados da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), vinculada ao Governo do Estado, houve um crescimento relevante no fluxo de turistas internacionais — com Paraguai, Argentina e Alemanha liderando a lista das nacionalidades que mais desembarcaram em solo paraibano durante o primeiro mês de 2025.

A ascensão da Paraíba como destino popular entre viajantes brasileiros e estrangeiros também se reflete em um aumento recorde do turismo local no último ano, chegando a R$ 917,9 milhões em faturamento, o que representa um aumento percentual de 4,6% em relação aos números alcançados em 2023 (R$ 876,8 milhões). Os dados foram divulgados pelo levantamento Faturamento do Turismo Nacional, elaborado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), com base em registros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme revela o estudo, a Paraíba segue uma tendência de expansão nacional, já que os ganhos totais do setor, em todo o Brasil, ultrapassaram a marca de R$ 205 bilhões em 2024.

Reforçando o poder de atração dos potenciais turísticos paraibanos, outro estudo, elaborado pela Federação do Comércio da Paraíba (Fecomércio-PB), em janeiro deste ano, aponta que 98% de quem veio ao estado durante o verão pretende retornar para cá, além de recomendar o passeio para amigos e familiares. Segundo a mesma pesquisa, além das praias da Região Metropolitana de João Pessoa, mencionadas como o maior atrativo local por 46% dos visitantes entrevistados, a receptividade do povo paraibano é outro destaque positivo, citado por 13,5% deles, assim como a gastronomia (11%).

Interiorização busca atrair viajantes a outras regiões do estado

Governo conta com riquezas naturais (como a Pedra da Boca) e culturais (como o São João de Campina) para estimular o turismo no interior | Foto: Ortilo Antônio/Arquivo A União

De fato, as belezas naturais do Litoral continuam sendo os lugares mais frequentados pelos turistas que vêm à Paraíba, mas o Governo do Estado pretende, por meio da PBTur e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), implementar cada vez mais rotas turísticas no interior do estado, em uma série de iniciativas que têm se valido das riquezas históricas, culturais, culinárias e ambientais encontradas nas demais regiões paraibanas.

“Há esse trabalho de interiorização, para que o turista venha e a gente possa apresentar a Paraíba com vários destinos. O que a gente quer é que o visitante possa usufruir da nossa capital, do Centro Histórico, do nosso Litoral, mas também possa conhecer o Brejo paraibano; o município de Campina Grande e sua festa de São João; o Parque Estadual da Pedra da Boca, em Araruna, referência no turismo de aventura no Brasil; a Rota dos Engenhos e a Rota Cultural Caminhos do Frio, que abrange Areia, Bananeiras, Pilões, Solânea, Serraria, Remígio, Alagoa Grande e Alagoa Nova. É um trabalho de infraestrutura, mas também de promoção, que o Governo do Estado vem realizando”, detalha a secretária Rosália Lucas, titular da Setde.

Esse processo de interiorização do crescimento turístico paraibano tem ainda, a seu favor, o interesse espontâneo que já existe, entre parte dos turistas que visitam João Pessoa (quase 13%, conforme o estudo da Fecomércio-PB), em aproveitar a passagem pelo estado para conhecer outras cidades, como Campina Grande, Guarabira, Patos e Bananeiras.

Rede de roteiros de viagem interliga 80 cidades paraibanas

A Rota das Flores é uma das 27 atrações do catálogo de experiências turísticas do Sebrae | Foto: Teresa Duarte

Entre os parceiros do Governo da Paraíba no estímulo ao segmento turístico do estado, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) destaca-se como um dos principais colaboradores. Além de investir em projetos já consolidados, como o Caminhos do Frio, a entidade capacita profissionais para atuarem no setor e lançarem novas rotas de viagem, por meio do programa Agentes de Roteiros Turísticos (ART).

A gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae na Paraíba, Regina Amorim, chama atenção para o impacto de projetos desse tipo ao desenvolvimento econômico de dezenas de cidades do estado, por meio, inclusive, do estímulo aos pequenos empreendedores locais. “Iniciativas como a criação do Catálogo de Experiências Turísticas da Paraíba nos mostra que temos hoje, interligados, 80 municípios e mais de 550 pequenos negócios fazendo participação ativa nos roteiros turísticos paraibanos, o que dá em torno de sete negócios por roteiro. O melhor é que são pessoas devidamente formalizadas, com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e com o Cadastur, sistema de cadastro, mantido pelo Ministério do Turismo, de pessoas físicas e jurídicas que atuam na área”, comenta a representante do Sebrae.

Além de auxiliar na divulgação dos produtos e serviços oferecidos por microempreendedores envolvidos no setor, o Catálogo de Experiências Turísticas da Paraíba reúne informações úteis para pessoas que desejam passear pelo estado, como os meios de transporte mais adequados para cada região, opções de hospedagem e de alimentação em diferentes faixas de preço e, até mesmo, canais de contato de guias turísticos especializados em cada um dos 27 roteiros listados — como a Rota das Flores, que integra Pilões, Solânea, Serraria e Borborema.

Conforme anunciado em fevereiro, o Sebrae planeja implementar, ainda neste ano, por meio do ART, 44 novos roteiros locais.

Acesse o catálogo por meio do link 

 *Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de março de 2025.

source
Fonte

A União

Adicionar aos favoritos o Link permanente.