esquisadoras da Udesc Lages ganham prêmio com projeto de produção de anticorpos

As pesquisadoras Sandra Davi Traverso, Cláudia Biffi e Camila Conti, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, conquistaram o primeiro lugar do Programa Nascer, com um projeto inovador que promete transformar a pesquisa científica no Brasil.

Elas estão à frente da startup YCorps e pretendem produzir anticorpos no país, utilizando patógenos nacionais e reduzindo a dependência da importação, um problema recorrente no setor.

O reconhecimento veio durante o Super Pitch Day, realizado no último sábado, 15, em Florianópolis. O prêmio é uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc) e da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação (SCTI).

O prêmio de R$ 220 mil impulsionará o desenvolvimento do projeto, que nasceu da dificuldade enfrentada por pesquisadores no acesso a anticorpos importados. Além de demorarem para chegar ao Brasil, muitas vezes, estragam no percurso devido a restrições de transporte e armazenamento.

Sandra e Cláudia são professoras da Udesc Lages e Camila é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. Elas integram a equipe do Laboratório de Produção e Sanidade Animal (PROS-Animal), que oferece suporte técnico e científico ao setor de produção animal, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas produtivos eficientes e sustentáveis.

Antes de chegar à final, elas venceram a etapa regional, que ocorreu em Lages, em dezembro de 2024, competindo com outros 20 projetos. Esta edição do Programa Nascer teve recorde de inscrições, totalizando 1,2 mil projetos submetidos e 483 aprovados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.