Dengue: Araraquara abre dengário nesta sexta e vai ter transporte gratuito para pacientes


De hora em hora haverá uma van para transportar os pacientes partindo do ponto de ônibus próximo à antiga CTA/Gigantão até o dengário. Confira endereço. Dengário de Araraquara começa a funcionar nesta sexta-feira (21)
Com 783 casos de dengue, a Secretaria de Saúde de Araraquara (SP) abre o dengário a partir desta sexta-feira (21) para os atendimentos de pacientes com a doença. O município ainda terá transporte gratuito para os pacientes. (Confira endereço do transporte e do dengário abaixo)
Os pacientes serão atendidos das 7h às 17h, com encerramento às 19h. Para atendimento, é necessário levar documento oficial com foto.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Segundo a Secretaria de Saúde, o dengário vai funcionar todos os dias, inclusive nos finais de semana, e estará aberto durante todo o período do carnaval.
Dengário passa a atender nesta sexta-feira (21) em Araraquara
Prefeitura de Araraquara/Divulgação
LEIA TAMBÉM:
DENGUE: Brotas e Santa Rita do Passa Quatro confirmam mortes por dengue e região soma 10 neste ano; veja por cidade
SÃO CARLOS: Barracão com 15 toneladas de cabos furtados vendia ‘mel de cobre’; dois homens são presos
MAUS-TRATOS: Tutor é preso e cão abandonado é alimentado por vizinhos em janela quebrada no interior de SP; VÍDEO
Atendimento e transporte gratuito
Durante o horário de funcionamento, de hora em hora haverá uma van para transporte gratuito dos pacientes partindo do ponto de ônibus próximo à antiga CTA/Gigantão até o dengário; e no trajeto contrário, levará quem já foi atendido de volta ao mesmo ponto de partida. O dengário fica localizado na Rua Antônio Ivo Magnani, 430.
O local atende exclusivamente os casos de sintomas e suspeita de dengue em adultos e jovens a partir de 11 anos de idade. As crianças de até 10 anos, 11 meses e 29 dias deverão procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ou nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs)em casos de urgência.
De acordo com a prefeitura, a capacidade de atendimento do dengário inclui 24 pontos de hidratação em cadeiras, mais 14 leitos para os pacientes que precisarem permanecer deitados.
A equipe é composta por médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Na chegada é feita a classificação de risco e, em seguida, o paciente é encaminhado para o atendimento. Todos recebem um cartão de acompanhamento e retorno, e um kit de hidratação.
Os casos mais graves que demandarem exames complementares e internação serão encaminhados via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ( Samu) para a Unidade de Retaguarda do Melhado, Santa Casa ou Hospital Estadual de Américo Brasiliense, de acordo com a necessidade e disponibilidade de vagas.
UPAs com horário estendido
Desde a quarta-feira (19), cinco unidades de saúde estão atendendo em horário estendido até as 20h30: Selmi Dei IV, Cecap, Santa Angelina, Vila Melhado e Jardim Paulistano.
Também haverá novos pontos de hidratação nas UPAs do Valle Verde e na Vila Xavier, para garantir o atendimento da população.
VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.