Justiça condena prefeita de Conde, Karla Pimentel, por uso indevido de dinheiro público em viagem à Argentina

Siga @radiopiranhas

A prefeita de Conde, Karla Pimentel, e a então procuradora-geral do município, Patrícia Sales Farias, foram condenadas por improbidade administrativa por utilizarem dinheiro público para custear uma viagem particular à Argentina, em fevereiro de 2023. A Justiça determinou o pagamento de multa civil equivalente ao dobro do valor gasto com as despesas.

A decisão atende a uma ação movida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), que investigou o caso e constatou que R$ 8 mil foram empenhados nos cofres municipais para bancar a viagem, sob o pretexto de compromissos institucionais. No entanto, ficou comprovado que a viagem não teve interesse público e foi, na verdade, de caráter recreativo e particular.

Durante o inquérito, a prefeita não conseguiu comprovar nenhuma agenda oficial na Argentina, e a própria Embaixada do Brasil no país vizinho informou que não houve solicitação de reunião institucional por parte do município. Além disso, em entrevista a uma rádio, a própria Karla Pimentel admitiu que a viagem foi a passeio.

Mesmo após a devolução dos valores, a Justiça entendeu que houve ato de improbidade administrativa, uma vez que o ressarcimento não exclui a irregularidade. No entanto, por já terem restituído os recursos, as penalidades mais severas foram descartadas, sendo aplicada apenas a multa civil.

A sentença foi assinada pela juíza Lessandra Nara Torres Silva, da Comarca de Conde.

@politicaetc

source

Adicionar aos favoritos o Link permanente.