Deputado Márcio Roberto aciona presidente da Cagepa e cobra solução para falta de água em Belém do Brejo do Cruz e medidas urgentes são confirmadas

Siga @radiopiranhas

Publicado em: 20 fev 2025

A crise no abastecimento de água em Belém do Brejo do Cruz, no Sertão paraibano, mobilizou o deputado estadual Márcio Roberto (Republicanos), que acionou o presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius, nesta quinta-feira (19). A população do município sofre há mais de um mês com a escassez de água, e o parlamentar exigiu uma solução urgente para o problema.

“A população está sem água há mais de 30 dias, os bairros não recebem abastecimento e eu queria uma solução para esse caso em Belém do Brejo do Cruz”, cobrou Márcio Roberto.

Em resposta, Marcus Vinícius explicou que Belém do Brejo do Cruz faz parte do sistema integrado de Brejo, cujo principal manancial teve uma grande redução no volume de água. Para complementar o abastecimento, a cidade depende de uma adutora que traz água de São Bento, mas fraudes e ligações clandestinas ao longo do percurso têm comprometido o fornecimento.

Segundo o presidente da Cagepa, equipes da companhia frequentemente enfrentam resistência para acessar os locais onde ocorrem os desvios, muitas vezes sendo impedidas de entrar ou até ameaçadas. Por isso, a Cagepa acionou o Ministério Público e a Polícia Militar para intensificar a fiscalização e cortar as ligações irregulares.

Além disso, já foi construída uma estação de tratamento na cidade, com investimento superior a R$ 1 milhão. No entanto, um equipamento essencial para o funcionamento independente do sistema de Belém apresentou problemas, e a companhia está em processo de nova aquisição para resolver a questão de forma definitiva.

“Estamos trabalhando para resolver o problema, com investimentos pesados e reforço na fiscalização para garantir que a água chegue à população”, garantiu Marcus Vinícius.

Deputado cobra urgência na solução

Após ouvir a explicação da Cagepa, o deputado Márcio Roberto reafirmou a necessidade de uma solução rápida. “A situação de Belém de Brejo do Cruz é triste. Essa solução tem que ser tomada com urgência. Confio muito na capacidade de Marcus Vinícius, porque sempre me atendeu e busca resolver os problemas. Agradeço e vamos tentar solucionar essa situação o quanto antes”, concluiu.

Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

source

Adicionar aos favoritos o Link permanente.