Jantar entre Lula e ministros do STF é adiado novamente em meio à expectativa de denúncia contra Bolsonaro

Siga @radiopiranhas

O jantar que reuniria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (19) foi adiado mais uma vez. O encontro ocorreria na residência do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, em Brasília, mas foi suspenso devido à expectativa de que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresente nos próximos dias uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta tentativa de golpe de Estado.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

O evento já havia sido adiado anteriormente em dezembro de 2024, quando Lula precisou passar por uma cirurgia de emergência na cabeça. A intenção do governo é repetir o jantar realizado em dezembro de 2023, que ocorreu em clima informal e teve a presença de nove dos onze ministros do STF – apenas Cármen Lúcia e André Mendonça não compareceram.

A ideia de encontros semestrais entre Lula e os ministros do Supremo foi sugerida por assessores jurídicos do governo, que veem esses momentos como fundamentais para estreitar laços institucionais e manter uma relação harmoniosa entre os Poderes.

Além dos magistrados, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, também havia sido convidado para o jantar. No entanto, ele já havia sinalizado a interlocutores que não compareceria para evitar críticas. Segundo fontes próximas a Gonet, a presença dele no evento poderia levantar suspeitas, tanto se a denúncia contra Bolsonaro fosse apresentada antes do encontro – o que poderia sugerir uma discussão prévia com os ministros que irão julgar o caso –, quanto se fosse formalizada depois, o que poderia gerar desconfiança sobre um possível vazamento de informações.

source
Fonte : Hora Brasilia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.