O DOGE encontra uma rubrica orçamentária quase impossível de rastrear responsável por quase 5 trilhões de dólares em pagamentos

Siga @radiopiranhas

Foto – WikimediaCommons

O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) dos Estados Unidos, a agência responsável por supervisionar e melhorar a eficiência e efetividade dos gastos públicos federais, continua sua missão de garantir que o dinheiro dos contribuintes seja utilizado de maneira responsável e eficaz nos diferentes programas do Governo.

O departamento liderado pelo dono do X, Elon Musk, descobriu um código de identificação que vincula os pagamentos do Tesouro dos Estados Unidos a uma linha orçamentária que representa quase 4,7 trilhões de dólares em pagamentos que frequentemente eram deixados em branco.

“O símbolo de acesso ao Tesouro (TAS, na sigla em inglês) é um código de identificação que vincula um pagamento do Tesouro a uma rubrica orçamentária (processo financeiro padrão)”, explicou o DOGE em uma publicação no X. “No governo federal, o campo TAS era opcional para pagamentos de aproximadamente US$ 4,7 trilhões e frequentemente era deixado em branco, o que tornava o rastreamento quase impossível. A partir de sábado, este campo agora é obrigatório, o que aumenta a informação sobre para onde realmente vai o dinheiro”.

Segundo o Escritório do Serviço Fiscal, que é subordinado ao Tesouro, os códigos TAS são utilizados para descrever qualquer um dos códigos de identificação de conta atribuídos pelo Tesouro e também são conhecidos como a “conta”. Todas as transações financeiras realizadas pelo governo federal são classificadas por TAS ao reportar ao Tesouro e ao Escritório de Administração e Orçamento (OMB).

A descoberta foi anunciada no mesmo dia em que o DOGE parece ter preenchido a página de Economia do DOGE.gov, que, até segunda-feira à noite, assegurava que a economia total estimada desde a criação do departamento chega a cerca de 55 bilhões de dólares.

Estas economias correspondem a uma combinação de “detecção/eliminação de fraude, cancelamentos de contratos/arrendamentos, renegociações de contratos/arrendamentos, vendas de ativos, cancelamentos de subvenções, reduções de força de trabalho, mudanças programáticas e economias regulatórias”.

“Estamos trabalhando para carregar todos estes dados de uma maneira digerível e totalmente transparente com suposições claras, consistentes com as regras e regulamentos aplicáveis”, detalhou o DOGE em seu site, e acrescentou que os dados serão atualizados duas vezes por semana até que eventualmente sejam atualizados em tempo real.

O DOGE economiza outros 729 milhões de dólares aos contribuintes Entre os projetos que recentemente foram cancelados e que o DOGE anunciou no X estão:

  • Dez milhões de dólares para promover a “circuncisão médica masculina voluntária” em Moçambique
  • Pelo menos 9,7 milhões de dólares para o desenvolvimento de “uma geração de jovens cambojanos com habilidades empresariais” na Universidade da Califórnia em Berkeley
  • 32 milhões de dólares ao Centro da Sociedade Civil de Praga
  • 2,3 milhões de dólares para “fortalecer as vozes independentes no Camboja”
  • 40 milhões de dólares para um “centro de igualdade de gênero e empoderamento da mulher”
  • 14 milhões de dólares para “melhorar as compras públicas” na Sérvia
  • 486 milhões de dólares ao “Consórcio para o fortalecimento das eleições e do processo político”, incluindo 22 milhões de dólares para um “processo político inclusivo e participativo” na Moldávia e 21 milhões de dólares para a participação eleitoral na Índia
  • 29 milhões de dólares para “fortalecer o panorama político em Bangladesh”
  • 20 milhões de dólares para o “federalismo fiscal” no Nepal
  • 19 milhões de dólares para uma “conversa sobre biodiversidade” no Nepal
  • 1,5 milhão de dólares para a “confiança dos eleitores” na Libéria
  • 14 milhões de dólares para a “coesão social” no Mali
  • 2,5 milhões de dólares para “democracias inclusivas no sul da África”
  • 47 milhões de dólares para “melhorar os resultados do aprendizado na Ásia”
  • 2 milhões de dólares para desenvolver “modelos de reciclagem sustentável” para “aumentar a coesão socioeconômica entre as comunidades marginalizadas dos romani, ashkali e egípcios do Kosovo”

No total, a soma de fundos economizados aos contribuintes é de 729 milhões de dólares, e esta é apenas uma parte dos quase 1 bilhão de euros por dia que este departamento economiza para a Administração, segundo relatórios da Casa Branca.

As medidas promovidas pelo dono da Tesla Motors e X, Elon Musk, que dirige este departamento, têm impactado diferentes setores da burocracia norte-americana e suas ramificações em nível mundial, reduzindo gastos que são vistos como desnecessários pela nova Administração e pela política do “America First” (Estados Unidos em primeiro lugar).

Source link

source
Fonte:
Paulo Figueiredo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.