Demência em cachorros: quais os sinais da doença em pets

Uma doença que atinge principalmente animais idosos e que pode afetar a saúde mental e física é a demência em cachorros. Em pets, um especialista revela que existem sinais que os tutores devem ficar atentos.

A imagem mostra um cachorro desaminado

A demência em cachorros é uma síndrome da disfunção cognitiva – Foto: Reprodução/Freepik/ND

Segundo o Dr. Carlos Sansão, especialista em envelhecimento de pets, a demência em cachorros é uma síndrome da disfunção cognitiva. Ou seja, a perda do controle de funções do corpo.

A principal causa da doença é o avanço da idade. Geralmente, a partir dos 10 anos de idade, os cachorros podem adquirir a doença. A idade pode acarretar na morte de neurônios, o que em alguns animais, pode causar a perda da função neurológica.

Sinais da demência em cachorros

De acordo com Dr. Sansão, muitos sinais da doença passam despercebidos. “Os hábitos e comportamentos do cãozinho vão mudando gradativamente”.

Os sinais que podem ser observados no pet incluem:

  • Perda de memória: cachorros com demência podem perder a memória. Como esquecer o lugar de fazer suas necessidades fisiológicas;
  • Alterações de humor: o aumento da agressividade, intolerância ao toque e parar em determinado ponto e ficar estático podem indicar a demência.

A doença tem cura?

“Apesar de comum, a doença ainda não possui cura“, explica Dr. Sansão. Porém, para retardar a evolução da demência é possível realizar o acompanhamento clínico especializado.

O diagnóstico é dado com base nos exames sanguíneos do pet, além de outros testes neurológicos e avaliação geral de saúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.