Pai e filha que estudaram na mesma universidade refazem fotos de 30 anos atrás e viralizam nas redes sociais


Sinara Martins entrou para o curso de jornalismo na Unesp de Bauru (SP) mais de 30 anos após seu pai se formar em Engenharia Civil no mesmo campus. Os moradores de Jaú (SP) compartilharam os registros nas redes sociais, que alcançaram mais de 500 mil visualizações. Pai e filha, que estudaram na mesma universidade recriam fotos de 30 anos atrás e viralizam nas redes sociais
Reprodução
Pai e filha, de Jaú, no interior de SP, viralizaram nas redes sociais após ele recriar uma foto tirada há mais de 30 anos, quando se formou em engenharia civil na Unesp de Bauru (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Marcos Adolfo Martins, de 61 anos, reproduziu a imagem ao levar a filha para conhecer o mesmo campus da universidade onde, três décadas depois, ela cursaria jornalismo.
A foto foi recriada no início de 2024, quando Sinara Martins, de 20 anos, estava começando o primeiro ano do curso, mas viralizou no X (antigo Twitter) somente na primeira semana de fevereiro, quando a jovem publicou:
“Tipo assim, nada me faz sentir o que senti quando recriamos essas fotos depois de mais de 30 anos”, escreveu.
A postagem já contava com mais de 26 mil curtidas e mais de 500 mil visualizações até a noite de sexta-feira (14).
Initial plugin text
Em entrevista ao g1, a estudante contou que a ideia de recriar a foto veio de seu pai, para fazer uma comparação com imagens que ele guardava da época.
“A ideia de recriar a foto foi do meu pai. Queríamos fazer essa comparação. Além de meu pai retornar à universidade onde estudou, 30 anos depois, com todo aquele sentimento de saudade, eu também estou lá, o que torna tudo ainda mais especial”, conta.
Confira o antes e depois das fotos recriadas
Pai e filha, que estudaram na Unesp recriam fotos de 30 anos atrás e viralizam nas redes sociais
Initial plugin text
Pai e filha, que estudaram na Unesp recriam fotos de 30 anos atrás e viralizam nas redes sociais
Initial plugin text
Initial plugin text
Sinara ainda confessa que estar na mesma universidade onde seu pai estudou era um desejo de infância, já que sempre ouvia os relatos dele sobre como era a vida de universitário na Unesp.
“Eu me sinto como a Fernanda Torres recebendo o prêmio do Golden Globe 25 anos depois que a Fernanda Montenegro. Eu entendo os sentimentos dela. Meu pai sempre conta várias histórias marcantes do tempo dele e eu sempre falo da Unesp com o mesmo carinho que meu pai”, explica a estudante.
Lembranças do tempo da faculdade
O g1 também conversou com Marcos Adolfo. Ele frequentou a universidade entre os anos de 1986 e 1991, quando as fotos foram tiradas. O pai relembra a emoção de recriar a foto.
“No momento em que minha filha comentou que foi aprovada no vestibular, eu fiquei muito emocionado. Eu vi a realização de um sonho. Sempre tive como objetivo motivar um filho ou uma filha a estudar na Unesp”, lembra.
“Com a entrada da minha filha na faculdade, eu disse a ela: ‘Na primeira semana de aula, quero voltar lá com você e refazer as fotos que fiz com os amigos.’ Também tiramos fotos juntos e, especialmente aquela em que eu estava sozinho, tentamos recriar com atenção aos detalhes, como a posição, o ângulo e a distância da câmera, para que ficasse o mais fiel possível”, completa.
Marcos Martins se formou na Unesp de Bauru em 1991
Arquivo pessoal
Marcos também lembra que era um aluno muito dedicado e conta com saudosismo as histórias do passado. Segundo ele, apesar dos grandes momentos de convivência, não tem mais contato com a maioria de seus colegas de turma.
“É até difícil escolher uma lembrança mais marcante, porque me lembro de tudo muito bem, como se fosse ontem — as provas, os trabalhos, a convivência com os colegas de classe. Tenho muita saudade dessa época. A maioria dos alunos com quem estudei, cerca de 70% da turma, nunca mais tive contato, mas os momentos de convivência, os trabalhos e o relacionamento com os professores ficaram na memória”, finaliza.
Sinara Martins entrou para a Unesp de Bauru em 2024
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.