Conheça a Lagoa da Conceição, ponto turístico em Florianópolis entre os mais contaminados com cocaína do mundo


Laguna fica no leste da Ilha de Santa Catarina e é conhecida pelas opções de bares, restaurantes e baladas que ocupam a tradicional Avenida das Rendeiras. Lagoa da Conceição, em Florianópolis
Divulgação/PMF
Uma pesquisa divulgada pela Universidade Federal Santa Catarina (UFSC) na última semana mostrou que a Lagoa da Conceição, em Florianópolis, possui concentração de cocaína entre as mais altas do mundo. Localizada entre dunas e montanhas, no leste da Ilha de Santa Catarina, a região é um dos principais pontos turísticos da cidade.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A Lagoa da Conceição é uma laguna e fica a cerca de 13 quilômetros do Centro da capital. É conhecida pelos bares, restaurantes e baladas que ocupam a tradicional Avenida das Rendeiras, além de ser usada para banho, atividades físicas, passeios de barco e pescaria.
🚘Vai para a Lagoa? O g1 preparou uma lista com algumas das atrações disponíveis na região (veja abaixo).
🔎 Antes, é importante saber….
A pesquisadora Silvani Verruck, responsável pelo estudo, explica que os contaminantes emergentes identificados na Lagoa – que incluem também cafeína, diferentes tipos de medicamentos antibióticos e analgésicos – “não são considerados para o estabelecimento da qualidade de banho no locais”.
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) avalia nove pontos do espaço semanalmente com base na concentração de coliformes fecais. Na última análise, na sexta-feira (14), quatro estavam impróprios para o banho.
Em relação ao consumo, o estudo não mostrou risco do pescado da região (leia mais aqui).
1. Mirante da Lagoa da Conceição
Amanhecer em Florianópolis no mirante do Morro da Lagoa da Conceição
Wilson Coelho/ NSC TV
Este ponto, no alto do Morro da Lagoa, tem vista para o Leste da Ilha. Os bairros Lagoa da Conceição, Canto da Lagoa, o Centrinho da Lagoa, a Avenida das Rendeiras, a Praia da Joaquina e a Ilha do Xavier (em frente à Praia Mole) podem ser avistados deste local.
🌞 O mirante está indicado também para ver o amanhecer e nascer do sol (veja na foto acima).
2. Feiras de artesanato
4ª reportagem da série Floripa de Cima mostra Lagoa e praias do Leste
A região da Lagoa da Conceição é bastante conhecida por suas feiras de artesanato. A Guarapuvu da Ilha, por exemplo, acontece aos sábados e domingos na praça Bento Silvério.
Segundo o site da prefeitura, ela foi implantada em janeiro de 2001, a partir de um posto de venda criado no Casarão da Lagoa, próximo à ponte que dá acesso à Avenida das Rendeiras, para atender a demanda de turistas, e foi crescendo ao longo do tempo. Há produtos de todos os tipos.
3. Avenida das Rendeiras
A principal via da Lagoa da Conceição, a Avenida das Rendeiras, é ocupada por diversos bares, restaurantes (o carro-chefe são os frutos do mar) e baladas de frente para a tranquila laguna. É um ponto movimentado dia e noite.
Lagoa da Conceição, em Florianópolis, neste domingo (24)
Diorgenes Pandini/NSC
Na região também é possível encontrar hospedagens variadas. Em contramão ao agito, os visitantes podem viajar na cultura e história do bairo e admirar os barcos de pesca artesanal e as peças de artesanato de renda de bilro, tradicional em Florianópolis.
Muitos também aproveitam o entorno da avenida para praticar exercícios ou, simplesmente, sentar às margens da lagoa para apreciar o cenário.
4. Prática de sandboard
Antes de praticar o sandboard, moradores e turistas recebem instruções
Valéria Martins/G1
Repleta de dunas, um dos passeios tradicionais para quem visita a Lagoa da Conceição – assim como a praia da Joaquina – é o sandboard.
Para os iniciantes, há a opção de ir sentado na prancha e quem já tem mais familiaridade com a prática pode descer as dunas de pé.
💸 As pranchas de sandboard são alugadas por hora. Uma das empresas que oferece o serviço, por exemplo, cobra R$ 30 por uma hora de prática. Ela pode ser dividida.
5. Passeio para a Costa da Lagoa
Do Centrinho da Lagoa da Conceição também é possível se deslocar para outro destino encantador de Florianópolis: a Costa da Lagoa. Os barcos partem diariamente do Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira, com saídas de hora em hora.
🛥️ As embarcações fazem a rota Centrinho-Costa da Lagoa-Centrinho.
6. Veleiros
Barco a vela na Lagoa da Conceição, em Florianópolis
Willian Sabino
A geografia e os ventos que sopram na Lagoa da Conceição fazem do local um “point” de velejadores amadores e profissionais.
A Lagoa é sede de um tradicional clube, que há décadas forma velejadores, de onde saíram alguns campeões mundiais, e de diversas escolas que oferecem cursos desde o nível básico e passeios de lazer. Há empresas que disponibilizam passeios.
Pesquisa
O estudo que identificou contaminação por cocaína na Lagoa da Conceição faz parte do Programa de Recuperação Ambiental proposto pela Casan como forma de compensar as consequências do desastre ambiental provocado após o rompimento da lagoa artificial de infiltração que recebe efluente tratado da Estação de Tratamento de Esgotos da região.
Além da droga, o estudo encontrou cafeína, diferentes tipos de medicamentos antibióticos e analgésicos. Ao todo, foram 35 “contaminantes emergentes”, nome dado às substâncias de uso diário, como cosméticos e produtos de higiene pessoal que são despejados na água.
Contaminantes encontrados na Lagoa da Conceição podem ter origem no esgoto não tratado
Professora do departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSC, Silvani Verruck explica que os índices de cocaína e da benzoilecgonina (principal metabólito da droga) na lagoa são “surpreendentes, mas esperados”.
Segundo ela, as substâncias são liberadas pelos humanos na urina e fezes e foram encontradas em outras pesquisas, como a que achou os ilícitos em tubarões da Bacia de Santos. A pesquisa de Santa Catarina usou metodologia semelhante.
“São dados bastante expressivos. Claro, a pesquisa chamou a atenção por causa da cocaína, mas a gente tem um número muito grande de medicamentos, além de outros produtos, inclusive as drogas ilícitas, principalmente a cocaína e outros derivados.”, disse.
Procurada, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Capital afirmou que os “resultados refletem os impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente”. Já a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) disse que a condições acontecem por causa do “crescimento populacional e o descarte inadequado de esgoto” .
Veja outras informações da pesquisa abaixo:
➡️ Início em a partir do início de 2021.
🗺️ Colaboração do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA);
📚 Publicada em 1º de fevereiro de 2025 na revista Science of the Total Environment;
💰 Financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação de SC (Fapesc);
👩‍🔬 🧑‍🔬 Integrantes: Alice Cristina da Silva; Luan Valdemiro Alves de Oliveira; Luan Amaral Alexandre, Mateus Rocha Ribas, Juliana Lemos Dal Pizzol, Gustavo Rocha, Jussara Kasuko Palmeiro, Maurício Perin, Maurício Perin, Rodrigo Hof, Silvani Verruck
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.