Painéis Conasems: para auxiliar a gestão, Conselho lança ferramenta com dados sobre saúde nos municípios

 

Em mais uma inciativa para auxiliar a gestão municipal da saúde, o Conasems disponibiliza, com livre acesso, os Painéis Conasems, uma plataforma de monitoramento de dados em saúde. O lançamento oficial da ferramenta aconteceu na última quarta-feira (29/01) durante a Reunião de Diretoria do Conselho, em Brasília (DF).

O presidente do Conasems, Hisham Hamida, convida todos os secretários e secretárias municipais de saúde para conhecer o software.

“É uma ferramenta inovadora que vai auxiliar no fortalecimento e qualificação dos instrumentos gestão. É um compilado que contempla um conjunto de painéis com informações referentes aos municípios, totalmente gratuito, pensado e disponibilizado para você, gestor e gestora municipal de saúde”, afirmou.

Na Reunião de Diretoria, a apresentação da ferramenta foi feita pelo coordenador de tecnologia da informação do Conselho, Alexandre Liberal. A plataforma é gratuita e pública – basta realizar um cadastro inicial. Por meio de painéis interativos e recursos avançados de análise de dados estratégicos, a ferramenta apoia gestores e profissionais na tomada de decisões mais assertivas, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população.

Com os Painéis Conasems, é possível obter uma visão municipal dos indicadores de saúde, incluindo informações sobre a população, determinantes sociais, condicionantes de saúde etc. Também englobar elementos da gestão financeira, planejamento em saúde, rede assistencial, Atenção Básica, produção e vigilância em saúde.

Os dados são baseados em informações públicas, disponibilizadas por fontes oficiais (veja lista abaixo), por meio de diversos sistemas de saúde do SUS e de instituições como o Instituto Brasileiro de Estatística (IGBE), por exemplo.

Alexandre ressaltou que a alimentação adequada nos sistemas do SUS refletem na qualidade do painel. “A ferramenta concentra as informações no ambiente de fácil acesso, boa navegação e esclarece os pontos que o gestor precisa saber para sua atuação”, explicou.

Fontes dos dados compilados pelos Painéis Conasems:

– Ministério da Saúde – MS
– Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE
– Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS
– Fundo Nacional de Saúde – FNS
– Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único – SAGICAD
– Instituto Nacional do Câncer – INCA
– eGestor AB – MS
– TABNET/ DATASUS – MS
– Levantamento Instituto Água e Saneamento – IAS
– Pesquisa Nacional de Saúde PNS – IBGE
– Sistema de Informações de Orçamento Público em Saúde – SIOPS
– Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES – MS
– SISAB- MS
– DEMAS – MS
– SISAGUA – MS

 

Clique para visitar os “Painéis do Conasems

 

Fonte:

Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.