Causa animal: Secretaria da Saúde prepara ampliação dos serviços de castramóvel nos municípios paraibanos

Siga @radiopiranhas

Publicado em: 22 fev 2025

A Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal, da Secretaria de Estado da Saúde do governo da Paraíba, pretende, ainda neste primeiro semestre, ampliar o atendimento do castramóvel em todas as regiões do estado por meio da realização de “feiras itinerantes” de atendimento nos municípios. A terceirização dos serviços com aquisição de novos castramóveis foi um dos temas da reunião administrativa entre a gerente de Políticas da Causa Animal, Fabíola Rezende, e o secretário de estado da Saúde, Ari Reis, no início da tarde desta sexta-feira (21).

“Essas ‘feiras itinerantes’ de atendimento gratuito voltado à população dos municípios paraibanos visam o controle populacional de animais domésticos e oferecer assistência médico-veterinária”, informa o secretário Ari Reis, explicando que o serviço itinerante contará, entre outras ações, com consultas, vacinação antirrábica, castração e exames preparatórios para a castração.

De acordo com o secretário, a possibilidade de terceirização desses serviços, principalmente o de castração de cães e gatos, já está em estudos e ainda neste primeiro semestre poderá ocorrer um edital para a contratação de uma empresa especializada, como já acontece no estado do Ceará. “Com a terceirização, além de baratearmos os custos e ampliar os serviços, o trabalho da Gerência da Causa Animal ficará mais racional e focado nas atividades dessa política pública desenvolvida pelo estado”.

Atualmente, o Programa Paraíba Pet conta com dois castramóveis sediados em João Pessoa e em Campina Grande. Com a terceirização, outros três novos castramóveis ficariam circulando em todas as regiões do estado, com a realização das “feiras itinerantes” nos municípios. “As prefeituras têm se cadastrado para os nossos serviços e a prioridade dos municípios tem sido a presença do castramóvel”, revela o secretário. “Com a terceirização, poderemos atender melhor essas demandas”.

“E esses castramóveis itinerantes poderão estar em três lugares diferentes ao mesmo tempo. E os outros dois já existentes continuariam atendendo as regiões polarizadas por João Pessoa e Campina Grande”, completa a gerente Fabíola Rezende, acrescentando que a empresa que estiver à frente da terceirização ficará responsável em adquirir e equipar os castramóveis, além de montar os consultórios e tablados para palestras educativas nas chamadas “feiras itinerantes”. “E sempre é bom ressaltar que a política e ações voltadas à causa animal é responsabilidade dos municípios. Hoje, o governo da Paraíba abraça a causa e dá um suporte aos municípios, num trabalho de parceria”, enfatiza Fabíola.

O Paraíba Pet é um programa com o objetivo de promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de formar uma sociedade mais consciente e responsável em relação aos cuidados e proteção, bem como garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco na castração, nas ações de educação em saúde, na vacinação (ofertada pelo SUS) e no tratamento de doenças. A iniciativa também firma parcerias com os municípios para custear castrações de cães e gatos em espaços cedidos pelas prefeituras ou em clínicas conveniadas com o Poder Executivo municipal.

Fotos: Assessoria

Assessoria

Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

source

Adicionar aos favoritos o Link permanente.